sexta-feira, outubro 13, 2006

DESPERTAR

Abrir os olhos, erguer,
primeiros passos na casa,
um cigarro em jejum,
regresso á luz do dia,
regresso a um dia comum

A beata no chinelo,
Com um olho só aberto,
É o vislumbrar do caos,
é constatar que o filho
ainda está menos desperto

A seguir vou-me sentar,
para descansar do descanso,
planificar as tarefas,
olhar o sol reflectido,
na alva parede do terraço,
mas agora que só estou
não haverá nenhum abraço.

Nem bom dia matinal,
miro o gato que me olha,
e penso:
Está tão velho o animal!

A beata no chinelo
é recordação guardada,
nem o chinelo tem pé
nem a beata foi fumada!

Teresa David-foto minha

14 comentários:

Vultos disse...

Um despertar e tanto, espero que tenhas conseguido organizar as tarefas a que te propões para o dia... este e os seguintes

Marta Vinhais disse...

Interessante o ponto de partida - a beata no chinelo.
Um despertar suave e muito pessoal.
Obrigada pela partilha.
Beijos e abraços
Marta

calbertoramos disse...

..Andei por aí, e prometo voltar!

isabel mendes ferreira disse...

obrigada Teresa...:))))


aquela africa é quénia....e é de facto o paraíso....


uma boa noite..


e uma excelente fotografia para acompanhar um texto que apetece.


beijo.

Tozé Franco disse...

Gostei do que vi e li.
Parabéns e bom fim-de-semana.

por um fio disse...

Bonita esta dança entre a imagem que guardamos da chinela solitária e do poema à medida que avançamos nas estrofes marcadas por ausências e recordações… e não é isso a vida ?

Alguém disse:
"Life must be understood backwards; but... it must be lived forward."

Acho o máximo! (Li isto ontem, por isso ainda me lembro, mas o Autor é que não consigo lembrar. Pena! Bem merecia que me lembrasse dele, depois de ter dito uma coisa tão acertada!)
:))))

Paúl dos Patudos disse...

Bom despertar.
Falta a chávena de café acabadinho de fazer, que delícia.
Beijos
Bom fim de semana
Ana Paula

Vitor Lopes disse...

Bom fim de semana

Su disse...

hoje andei por aqui e gosteiiii
jocas maradas de dias

Conceição Paulino disse...

está delicioso amiga.
Muito delicioso.
Bjs.
Bom domingo.
Luz e paz

Maria Carvalho disse...

Adorei a tua presença ontem! Obrigada. Beijinhos.

saltimbanco disse...

A solidão pesa mais nas manhãs. Ou nas noites insones.

Boa semana

M. disse...

Achei graça à ironia que está por detrás deste diário.

APC disse...

Hoje li do mais recente até aqui. Adorei!
Este então fez-me parar e sorrir! Têm a impressão digital da noite, os teus poemas; marcas dos momentos de solidão a que o poeta se obriga, em que o poeta se abriga. Contudo, sem obscuridade!
Um abraço! :-)