sexta-feira, junho 22, 2007











A PRINCESA
DA
POMERÂNIA
Como tão bem se diz: Pela boca morre o peixe!
Passo de imediato a comprovar porquê.
Sempre gostei de cães de grande porte. Olho encantada para um Grand Danois, um cão de água de longo pêlo, um S. Bernardo, pastor alemão ou qualquer Golden Retriever.
Em oposição fico irritada com os outros do tamanho de caganitas, que se movem como se tivessem pilhas, ladram esganizadamente para os poderosos, aos quais bastar-lhes-ia um ligeiro movimento de cabeça para os fazer voar até Marte.
Já tinha visto a foto da Missy, que desprezei de imediato, ao constatar ser uma bola de pêlo, mais peluche que ser vivo, e até a tinha encontrado pessoalmente, mas, há sempre um mas em tudo na vida, nunca convivera com ela em permanência.
Realmente a cadela é mesmo um pom-pom de pêlo matizado em tons de castanho alourado, sempre estática e altiva no seu cochim de princesa da Pomerânia, cheia de pedigree, olhando-nos quase com desdém através dos seus olhos bagos de uvas pretas.
Depressa me começou a causar algum incómodo ver a bichinha só sair da caravana para fazer as suas necessidades. Daí ter tido uma longa conversa com ela sobre as vantagens de estar ao meu colo, ao fim da tarde, repimpada nos meus joelhos. Passei á acção e ao pegar-lhe chiou como um boneco de borracha. Não me intimidei e levei-a na mesma para o ar livre.
Tudo se alterou a partir desse dia, uma vez que, mal me acercava da porta da caravana, ouvia os seus gritinhos agudos e melados, via a sua cauda de rabo de cavalo a dar a dar em leque de nuances, os olhos brilhantes de ansiedade. Mal entrava, voltava-se e oferecia-me as ancas para lhe pegar, dava um saltinho para me ajudar a erguê-la. Seguiam-se, então, momentos de franca troca de afectos. As minhas mãos a desaparecerem na barraguita macia, enquanto a sua língua afivelada me ia lambendo a mão e os braços.
Moral da história:
Tive de rectificar a minha opinião! Continuo a não achar particular graça aos cães pequenos, mas a Missy perdeu esse estatuto.
Trata-se agora de uma amiga canídea de quem guardo sentidas recordações e anseio por voltar a ver. Será que ainda me irá dar as ancas felpudas, para apanhar, ao meu colo, o "fresquinho", palavra chave que utilizava para provocar toda a sua ânsia de ar livre?

Teresa David








20 comentários:

Marta Vinhais disse...

Olá, também concordo contigo - não gosto de cães muito pequenos. Gosto imenso os Labradores e os Spaniel.
Mas a Missy parece simpática e não há dúvida que se afeiçoou a ti - sentiu que tinha em ti uma boa amiga.
História engraçada e interessante.
Gostei muito
Beijos e abraços
Marta

jorge esteves disse...

A verdade é que a piquena tem um ar mesmo muito fotogénico!...
Abraço.

bettips disse...

Tu estás é com...ares de "princesa". A bichinha é fôfa e fica bem contigo. Pois, assim até o Tareco fica com ciúmes. Bjinho

Helena Velho disse...

Teresa

Eu sou suspeita...mas a "bonequinha" é um amor( e os bons "cheiram-se" uns aos outros, não é?)!

âo-ão da amiga Kika!

As Aparências Enganam disse...

Tive uma experiência excelente com um lulu da Pomerânia também. Como vc, julguei de início ser um cão besta e alheio a tudo e todos. Mas certa feita na casa de um amigo meu travei amizade com um lulu. Fiquei impressionado com o bichinho. De fato, é uma excelente companhia.

Paúl dos Patudos disse...

Que lindo! Amor correspondido :))
as tuas fotos estão fantásticas, Veneza é linda!
Aproveito para te dizer que abri um pouco o meu livro de memórias, apeteceu-me...
bjos
Ana Paula

ASPÁSIA disse...

HMMMM...

DELICIOSA ESSA CONFRATERNIZAÇÃO AO QUE LEIO, ALGO INESPERADA!

EU QTO A BOLAS DE PELO GRANDES OU PEQUENAS NÃO FAÇO DISTINÇÃO... MAS DE FACTO OS CAES PEQUENITOS AS VEZES SAO ALGO IRRITANTES PELO LATIR AGUDO, COITADOS, É DA CAIXA DE RESSONÂNCIA PEQUENA...

DE QQ MODO PREFIRO GATOS E AÍ NEM JA SE POE O PROBLEMA DO TAMANHO...

INORAVA Q OS LULUS PROVINHAM DA POMERÂNIA, Q ALIÁS NAO ME LEMBRO ONDE FICA... JA VOU VER... AH SE CALHAR +E NA AUSTRÁLIA, NAO SEI É MELHOR VER...

TENS DE VISITAR A MISSY MAIS VEZES ESTA VISTO... HABITUOU-SE AO BOM BOM DO COLINHO AGORA DEVE TER SAUDADDES...

BEIJINHOS FELPUDOS :))

ASPÁSIA disse...

Q HORROR... JA NAO ME LEMBRO DA GEOGRAFIA DO 7º ANO DO LICEU...

A POMERÂNIA É NO NORTE DA POLÓNIA...

DEVIA TER PENSADO NA TRANSILVÂNIA ;< QUE É TB. PARA AQUELES LADOS...

Alexandre disse...

Carinho! Tudo se resume à procura de carinho e atenção: algo que não custa nada a dar - seja a uma pessoa ou a um animal - e que tem efeitos milagrosos.

Fiquei também com vontade de fazer uma festinha a essa cadelinha simpática e fofinha, qual princesa da Pomerânia!!!

Beijinhos!!!

bettips disse...

Tentamos, tentamos sempre "furar" o sistema com a nossa palavra. Eu também não trabalhei para isto mas fico mais descansada não tendo "aquilo"! Beijinhos

Luis Eme disse...

Confesso que também nunca morri de amores por estes "bibelots", mas eles são capazes de nos dar a volta, se nos distrairmos...

Parece que foi o que aconteceu contigo...

Era uma vez um Girassol disse...

Bem, a Missy é gira...
Pombos e mais pombos, campismo de primeira...
Quem me dera...
Estou a gostar muito da reportagem e de olhar para ti, Teresa!
Beijinho

António Melenas disse...

pois é minha Amiga. Para tudo há sempre uma primeira vez, e há sempre uma excepção que confirma a regra. Se é dum pequinois que se trata (e pareceu-me que sim) esse caães são uma ternura
beijinhos

o alquimista disse...

Eu gosto de cães minha amiga o problema é que não tenho tempo para cuidar deles e tenho 5 jardins à volta da minha casa que naturalmente seria destruidos pelos canidios...


Doce beijo

Conceição Paulino disse...

é comum dizer-se k estamos smp a prender.
O incomum é dizer k tmb aprendemos com todos estes outros aninmais k não humanos.
Refiro-me aqui, concretamente aos mais comuns no nosso convívio: cães e gatos (mas não excluo nenhum dos outros)
Alguns com personalidades fortissimas e encantadoras.
Quem diz k bicho não-humano não tem personalidade?
Bjoca

Lusófona disse...

Que bichinha fofa!!!

Eu nunca tinha tido cão, até casar e vir um de brinde..hehehe

Um labrador gigante, lindo e super companheiro.

Beijinhos

Menina Marota disse...

Pois minha Amiga, eu vou ter que discordar contigo... há quem e cães pequenos!

Tenho 2 Yorkshire Terrier's fabulosos. Diria divinais! Só faltam mesmo falar. Lindos de morrer, inteligentes q.b. meigos, de uma doçura incrível e fiéis, fiéis de uma tal forma, que até tenho medo se um dia me acontece alguma coisa, porque eles nem comem quando eu não estou!

Tu estás linda, muito elegante e a Missy fica lindamente no teu colo!

Quanto há chuva nas férias, pois... são daquelas coisas imprevisíveis, mas que não acabaram com a alegria de um tempo muito bem passado, não é?

Bichodeconta disse...

É linda a princesa amiga.. E quanto a gente nutrida minha amiga, obrigada. Eu própria me senti neste momento a Cláudia Shifer aqui da zina e arredores.. Beijunho e bom fim de semana.. Fotos bonitas, parabéns..

Menina Marota disse...

Por favor vai aqui... e vê se tem algum fundamento e se podes alertar alguém... (fiquei preocupada)

http://jeunesfillesenfleur.blogspot.com/

Um abraço ;))

Teresa Durães disse...

pois, pensava o mesmo dos cães pequenos... e entrou um cocker na minha vida... eu que sempre soube que estes cães têm um mau feitio desgraçado.

agora é um rei lá em casa!

bom dia!