sábado, junho 16, 2007


























O PEIXE

Antes da viagem os meus amigos tinham-me dito que haveria algo absolutamente imperdível de ver em Veneza. Pensei tratar-se das gôndolas, Praça de S. Marcos, a arquitectura luxuriante que a compõe, ou os canais. Mas não, estava redondamente enganada!
Da primeira vez que desembarquei em Veneza fui de imediato surpreendida por algo que acontece 265 dias por ano, o alagar da Praça de S. Marcos devido á subida da maré.
A minha amiga ficou deslumbrada com o facto, pois ao cabo de dez anos seguidos a ir passar férias em Veneza, nunca tinha tido oportunidade de a tal assistir.
Veneza tem permanentemente uma multidão de turistas, felizmente gente civilizada, que caminha ordeiramente pelas praças, ruelas ou pontes, senão tornar-se-ia um caos a visita á cidade.
Como a água ascendia acima dos tornozelos, sem hesitar, todos caminhámos descalços, ao longo da travessia da Praça mais bela que alguma vez os meus olhos tiveram o prazer de olhar.
Mas retomando o tema desta crónica falarei agora, do peixe, esse sim, a atracção tão falada antes da minha partida.
Quando já calçados virámos a esquina para a rua onde se localizava o restaurante, lar do "Chat qui rit", nome do peixe e do espaço, a fila de comensais era tão gigantesca que ficámos paralisados. De imediato a minha amiga, á revelia do marido e dos empregados, tentou arrastar-me para a sala onde o peixe se encontrava. Foi então, que um rapagão italiano, com um corpo esculpido, capaz de entontecer a mais pacífica cabeça de mulher, nos disse: "Il pesce è morto. L'ho mangiato per festeggare la vittoria del Milan, nella lega dei Campioni".*
A minha amiga e eu acreditámos, pois o peixe já é um velhote de 16 anos. Mais tarde reflectimos que nos estariam a expulsar, pensando que usáramos uma artimanha para passar á frente de toda a gente da fila.
Saímos desiludidas mas não aceitando não voltar ao restaurante para confirmar a mentira e ver o formidável espécimen, visita obrigatória, todos os anos, para eles.
E assim foi. Nova visita a hora antes do almoço para não corrermos o risco de nova nuvem humana. Ao contrário da primeira vez, o restaurante estava deserto. Como gosto bastante de comida italiana escolhi osso buco com salada, prato que raras vezes confecciono por só o arranjar de encomenda.
Com o tabuleiro levado com as mãos tremelicantes de ansiedade, entrei na sala ao ar livre, coberto por uma videira, ornamentada com bonitos abat-jours Tiffany, e com uma das paredes toda revestida pelo enorme aquário, onde finalmente vi pavonear-se o imponente peixe, que a idade embranquecei, mas não fez perder a majestade.
Entre o prazer de o olhar e o estomâgo bem forrado da boa comida, restou um adeus numa longa mirada ao aquário e os piropos, á saída, do empregado: "Ciao Veline**".

Teresa David

*O peixe morreu e comi-o para festejar a vitória do Milão na Liga dos Campiões

**As Veline são assistentes esculturais dum programa de TV. Os jogadores famosos de futebol, como por exemplo o Totti, do Roma, casam com elas porque fica sempre bem a esse tipo de homens terem uma estampa ao lado!












17 comentários:

Conceição Paulino disse...

olha, do peixe naõ sabia, das águas sim e evava calçados uns sapatinhao pretos dos chineses, com abraçadeira no r«torso do pe e a sola em pneu ou similar k exisitam oor aí e davam um andar óptimo, não so dacalcei pois ao siar do táxi caiu uma chuvada k ficaram logo a fazer cha-chap, sem tempo p/ +. Já nem adiantava descalçá-los. Depois no Hotel lavei-os, pu-los a secar fora na janela, mas qual qu~e...meti-os, húmidos, num saco de plástico p/ o regresso, mas qnd cá cheguei foram lavajados pois cheiravam a mofo. Mas não estive tantos dias por lá. Foram 4 e meio, na altura da bienal.
A Praça e veneza...só indo mesmo não é?
Bjocas amiga´

M. disse...

Quando estive em Veneza há uns anos atrás não vi este peixe nem a praça estava alagada, mas passeei por outros lugares, como os bairros antigos mais interiores onde não havia quase nenhum turista mas sim os moradores. Espaço fantástico esse onde a vida era um misto de mistério, de passado e de presente. Sentei-me também num dos cafés mais antigos da praça de S. Marcos ouvindo os músicos que ali tocavam. Foi tão bom! Dias felizes que ficam na memória e que chegam ao meu pensamento para tentar atenuar a ausência dolorosa...

Helena Velho disse...

Cara
Que bela viagem...O peixito! é mesmo um portento do aquário e tu stai bellíssima!
Um beijinho pelo teu regresso em estado de graça!

Menina Marota disse...

Estás de volta, com um relato fantástico.

Só fui duas vezes a Veneza e uma delas em lua de mel...outra no Carnaval, que confesso, por mil anos que viva, não vou esquecer...mas não apanhei nem enchentes, nem peixe...mas adorei a comida!


Há momentos que só vividos, contados perdem o "sabor"...

Bonitas imagens e uma viagem que te foi muito proveitosa, pelo que se nota.

Um abraço carinhoso e fiquei feliz com o teu regresso :-))

bettips disse...

Vim a correr: não sei do que gosto mais! Se do teu ar feliz e garoto, se do peixe, se de S. Marcos com água e bela, bela...
Se do ossobuco debaixo do candeeiro e rodeada de beleza arte nova, se do empregado que imagino italianissimo, se da tua narrativa fantástica...e dum "end" tão alegre. Ficamos a cucar mais "coisas", mais e mais. Uma forma de viajar também que te agradeço. Beijinhos

Paúl dos Patudos disse...

Benvinda de volta querida amiga e que fotos e crónica fantástica !
Que ar feliz que tu tens aqui. Fco a aguardar mais fotos para conhecer um pouco de Veneza, pois só assim ou em sonhos a ficarei a conhecer.
bjo
Ana Paula

Alexandre disse...

Ansiava pela tua volta, e pelas tuas histórias que eu tinha a certeza seriam fantásticas! E não me defraudaste as expectativas: fiquei com uma vontade incrível de ir a Veneza...

Um beijinho e bom regresso!!!

Luis Eme disse...

Olá Teresa.

Fiquei com vontade de andar descalço, com dois dedos de água, à beira mar...

Já estive em Veneza, quendo fiz o inter-rail, mas chovia de tal maneira, que resolvemos mudar de cidade, sem visitar quase nada...

Foi uma estupidez quase juvenil, embora estivéssemos em Agosto e sem roupa de inverno...

ASPÁSIA disse...

BEN REVENUTA TERESOKAS!!!

CI PARLO IN ITALIANO, COSI PENSI TU CHI ANCORA SEI IN QUELLA BELLA CITTÁ!!!

M´IMAGGINO I BELLI GIORNI CHI HAI PASSATO ED ANCORA CON LA SORTE DI CAMINARE PIEDI IN ACQUA NELLA PIAZZA!

LE FOTO SONO BELLISSIME E MI PIACE DI VEDERE LA TUA GIOIA.

IN QUANTO AL PESCE, NON CREDO DI CONOSCERE QUALCUNO DI UNA SI BELLA ETÁ COME 16 ANNI IN ACQUARIO... DEVE ESSERE UN PESCE GERONTOLOGICO ;))...

GUARDA COME CE L´HAI PROFITATO DI QUESTO TUO BELLO VIAGGIO NELLA CITTA DEI DOGE PER ANCORA SCRIVERE PIU STORIE CHE INCANTANNO A TUTTI NOI! COSI RIPARTI CON NOI CHE NON POSSONO ANDARE AL ESTERO, LE IMMAGGINE E STORIE CHE HAI VISSUTO...

GRANDISSIMI BACI PER TE, CARA :))) !!!

Marta Vinhais disse...

Boa história - sabia que a Praça de S Marcos fica alagada, mas viver isso é diferente...
Quanto ao peixe, não sabia e fiquei curiosa...
As fotos estão óptimas.
Bom regresso - até já
Beijos e abraços
Marta

Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz disse...

Vimos pelo presente fazer convite para participação na 17.ª Edição dos Encontros de Monsaraz (O DESENVOLVIMENTO DO ALENTEJO RURAL - o último Quadro Comunitário de Apoio (2007 / 2013) que se realiza nos próximos dias 22 e 23 de junho 2007 em Monsaraz na Igreja de Santiago. Com os melhores cumprimentos.
Mais informações consulte http://encontrosdemonsaraz.blogspot.com

Vladimir disse...

magnífico relato....parabéns...

Bichodeconta disse...

É claro que nos podemos surpreender com as coisas menos esperadas.. Não conheço Veneza mas deve ser uma autentica maravilha... Deixo um abraço.. Boa semana amiga...

Tozé Franco disse...

Ora então bem vinda.
Das duas vezes que estive em Veneza não vi nem a Praça alagada, nem o peixe.
Gostei da reportagem.
Fico à espera das próximas.
Um abraço.

Era uma vez um Girassol disse...

Que engraçado...
Não sabia nada desse peixe enorme!
E também não vi a praça de S.Marcos inundada...
Que máximo, hein?
Veneza é belissima!
Continua...
Bjs

Cusco disse...

Olá! Obrigado pela simpática visita e comentário nas minhas Viagens. Fiquei com o apetite aguçado: Para Veneza e para voltar aqui para ir sabendo mais pormenores!
Um beijo!

Lusófona disse...

É muto bom viajar, conhecer novos lugares, culturas, pessoas...

Sempre ouvi maravilhas de Veneza, espero um dia poder conhecer, por enquanto, saboreio as tuas escritas.

Obrigada pela partilha

Beijinhos