sexta-feira, janeiro 25, 2008


MARRAKECH


Marrakech, sem sombra de dúvidas, a cidade marroquina que mais me espantou pela forma de viver, costumes, e outras singularidades.


O caminho foi percorrido com uma paisagem árida onde se viam, amiúde, rebanhos de ovelhas com o seu pastor mas nenhuma vegatação para lhes servir de pasto. Os contos das mil e uma noite que preenchem o meu imaginário infantil, tornaram-se realidade perante algumas coisas que vi com os meus olhos nessa terra, onde toda a arquitectura é idêntica e de cor salmão ou rosa velho.


Nas esplanadas só se viam homens que bebiam coca-cola ou chá, conversando entre si sem alarde, nem sequer mirarem as mulheres que passavam, embora também não valesse muito a pena pois a maioria andava coberta dos pés á cabeça!
Nesta cidade encontrei o maior "souk", ou seja,mercado,de todos os sítios por onde passei. Homens passeavam pequenos macacos pela trela e outros chegavam-se aos turistas com cobras enroladas ao pescoço. Como os répteis não são decididamente uma espécie da qual me apeteça muita aproximação, qando um desses tipos se acercou de mim, parece-me que se tivesse sido conometrado o tempo da minha corrida dali para fora, estaria muito perto de uma medalha de ouro olímpica. Na debandada desembocamos num beco onde surgiu um homem a oferecer-se para nos servir de guia na visita ás lojas dos becos. Em Marrocos aparecem do nada homens a interpelarmos. Aceitámos. Primeiro descobri a gruta do Ali Bábá, depois uma farmácia de produtos farmaceuticos artesanais, donde trouxe uns unguentos que me fizeram verdadeiros milagres no corpo durante mais de 3 anos!

Finda as andanças pelas lojas de artigos artesanais, tapetes, roupas e os famosos artigos farmacâuticos, continuámos a percorrer as ruas indo ter a um serralho, com janelas de grade e cadeados, mas a porta aberta!




Embora os homens tenham o poder absoluto, vi sempre as mulheres á molhada, rindo umas com as outras, raramente acompanhadas pelos maridos, salvo quando passeavam com os filhos. Aí as crianças iam atrás de mão dada com as respectivas mães, e os pais á frente de mãos dadas com o melhor amigo. Sim, porque os homens em Marrocos cumprimentam-se entre si com 3 beijos e andam de mão dada com o melhor amigo, aliás, elas também andam de mão dada umas com as outras.



Vi-as todas tapadas, vi-as vestidas á Ocidental e até as vi a andar de mota de perna ao léu! Foi um dia cansativo daqueles em que se quer ver tudo ao mesmo tempo, tantas as coisas que nos rodeiam e nos despertam a atenção.



Daí ter passeado por todo o recinto da Mesquita, entre as pedras milenares. Pelas seis da tarde através do altifalante da torre, munido de potentes altifalantes, uma ladainha entoada a alta voz, apela á oração. Estevissem onde estivessem os habitantes paravam, descalçavam-se, ajoelhavam-se e cumpriam o seu período de reza.



Exausta de tanto andar, com a barriga já a dar horas, subi até ao terraço de um restaurante bem perto da Mesquita, onde um cozinheiro, a par com a comida típica, fazia pizzas ou qualquer prato ocidental. Pedi um bife e uma coca-cola, descansei os pés, atestei o estômago, mas não consegui evitar os olhos pendurados pelo cansaço, do qual só recuperei no dia seguinte, após um belo banho na banheira e um percurso dentro da piscina de água cálida.



No próximo dia iríamos seguir para as cascatas, onde viria a ter uma aventura por vós já conhecida.Teresa David-fotos minhas




16 comentários:

Parvinha da Silva disse...

A tua cara, numa das fotos, mostra mesmo o teu cansaço. Mas que pedalada!

Cada vez mais me "vejo" em Marrocos. As tuas descrições e fotos abrem-me o apetite.

Ora então uma beijoca e muita m***** para o que se avizinha....(eu viro-me para o Francesco)

Bichodeconta disse...

Teresa não fique triste, aquele ar de que os homens são uns todo poderoso, é afinal só pose, mas nós sabemos disso há muitos anos.. Cá para mim, quem mandou sempre e continuará a mandar, mesmo que por portas e travessas , seão as mulheres... As fotos estão lindas e tranportan-nos até Marrocos.Confesso que não sou fã do mundo Árabe, vá-se lá saber porque?Um beijinho e boa semana..

JoAnInHa disse...

Olax... gostei imenso das fotos...e o texto ainda nao consegui ler todo porque estou meio aterefada, mas o que já li esta muito interessante! Tens novidades?está tudo bem contigo?postei um novo texto...

Beijos

rui disse...

Olá Teresa

Mais uma inesquecível viagem por terras de África!
A narrativa leva-nos aos sítios por onde passaste e dá-nos a sentir o ambiemte vivido por ti nesses dias idos.
Lindas fotos.

Beijinhos

Conceição Paulino disse...

Teresa
finalmemte cá cheguei. Já nem sei há k séc. não abria o PC. Para além de não ter mm tempo o pouco k tenho é, por norma, "engolido" pelas dificuldades da Vodafone em conectar-se e dar-me acesso à net. azares.
Abdei a viajar contigo por todos os posts k aibd anão vira e fico feliz por teres arranjado pessoa amiga k te colocou o cabeçalho/montagem k te fiz para o blogue.
Boa semana menina.~
Bjocas
Luz e paz

Luis Eme disse...

Fizeste-me recordar, em tantas coisas, a viagem que fiz a Marrocos no já longinquo 1984...

São tão diferentes de nós, há qualquer coisa de surrealista em tudo aquilo, desde a paisagem ao ritmo de vida...

abraço Teresa

Jorge P. Guedes disse...

boa crónica de viagens!

A gruta do Ali-Babá captou a minha atenção. Talvez porque cá pelas nossas bandas eu preveja a construção próxima de algumas, já que os ladrões são muitos, cada vez mais, e já nem têm onde esconder o produto dos roubos.

Um abraço.

ASPÁSIA disse...

REALMENTE TERESITA, TU, ANTES DE O SER... JÁ ERAS UMA MULHER DAS ARÁBIAS PARA RESISTIR A UM DIA ASSIM!
AS TUAS DESCRIÇÓES DE FACTO SÃO MELHORES QUE AS DE MUITOS CICERONES, DE MODO QUE FIQUEI A CONHECER MAIS ESTA CIDADE POR TEU INTERMÉDIO...
E PENSAR QUE A 500KM DE LISBOA JÁ TUDO É TÃO DIFERENTE QUE ATÉ OS HOMENS DÃO BEIJOS NA CARA, VÊ LÁ O ESPAVENTO SE AQUI ALGUM FIZESSE O MESMO! FELIZMENTE ENTER NÓS MULHERES NÃO HÁ QQ PROBÇLEMA ;))
E É TODA UMA OUTRA HISTÓRIA, TODO UM OUTRO PASSADO DE TRADIÇÕES QUE NOS SEPARA DO NORTE DE ÁGFRICA, QUE NÃO A DISTÂNCIA...

BEIJOKAS ALI-BABADAS :)

Afrodite disse...

Bom fim de semana et j'attends ce que tu m'as promis une fois (ou la première fois?)

Bisous

Paula Raposo disse...

E mais uma vez gostei de te ler. Beijinhos.

Espaços abertos.. disse...

Ritmos de vida e culturas completamente diferentes das nossas,linda esta viagem virtual.
Obrigado pela partilha.
Bom início de semana
Bjs Zita

Bichodeconta disse...

Estou a precisar de viajar nem que seja em sonho..Pra longe deste lugar... Passar por aqui é sempre tão bom..um beijinho, ell

Fragmentos Betty Martins disse...

Querida Teresa




______________cheguei!!!
agora é só_____um olÁ:)



e_________de todo coração__________




agradecer____________a visita na minha ausência


____________voltarei mais tarde
para ler e_____________comentar





beijOs com carinhO

Lusófona disse...

Olá Teresa!!!

Adorei o post, adorei!!! Recordei a minha viagem à Marrocos. Eu fiquei estupefacta com Marrakech. Eu pensava que as mulheres nem saiam de casa, e fiquei pasma quando as vi a andar de motorizada e com calças agarradas... Fiquei mesmo muito admirada, é claro que as mulheres vestidas com burcas impressionam, mas gostei muito da cidade. Vi mulheres muito bem vestidas com véus a combinar com a roupa, a usarem marcas famosas, salto alto.

Tenho uma fotografia nesse mesmo restaurante quase em frente a Mesquita Koutobia ;)

Beijos

Parvinha da Silva disse...

Volto para te dar os parabéns pelo novo cabeçalho; pela forma e pelo conteúdo.

Está espectacular

bettips disse...

Fascinante, tu e o resto!