segunda-feira, janeiro 15, 2007






OS MUSEUS QUE VISITEI EM AMESTERDÃO
Desde muito tenra idade que tive o privilégio de visitar Museus. Meu Pai, amante incondicional de pintura, começou a levar-me a visitar exposições a partir dos 3 anos de idade. E como creio firmemente que é de pequeno que se adquirem hábitos de cultura, a ele devo ter permanecido até hoje com este prazer de deslumbrar-me com a Arte.
Embora já tivesse visitado o Museu Van Gogh na minha estadia em Amesterdão em 2003, achei que seria incontornável lá voltar, e em boa hora o fiz, pois tive a sorte de apanhar uma exposição temporária dos Modernistas Alemães, entre os quais Kandinsky, cuja obra nunca tinha visto ao vivo.
No Rijksmuseum vi uma extensa colecção da obra de Rembrandt, pintor presente em muitos recantos da cidade, quer através de monumentos em seu louvor, como da casa-museu onde habitou, e até de cafés ou pubs com o seu nome.
Por fim, consegui ver alguns quadros de coleccionadores russos que pertencem ao Hermitage de S. Petersburgo, mas estavam "na filial" Holandesa desse gigantesco Museu.
Deixo aqui as imagens de alguns quadros, que por razões diferentes me impressionaram, e gostava de partilhar desta forma o prazer que tive em sentar-me em frente deles e olhá-los longamente.
Mas o que realmente mexeu mais comigo foi ver, mães e pais com as suas crianças pequenas, a ensinar-lhes os nomes dos Pintores, pormenores dos quadros, para os tornar homens e mulheres com uma bagagem, que infelizmente já perdi a esperança de ver os nossos descendentes portugueses terem!
Teresa David
Da esquerda para a direita:
Quadro sarcástico do pintor Alfred de Dreux (1857) - Hermitage
A noiva judia de Rembrandt - Rijksmuseum
A cozinheira de Vermeer - Rijksmuseum
O cisne enfurecido de Jan Asselyn pintor do século XVII. Este quadro é um simbolo patriótico para os Holandeses
Quanto ao sapatos velhos é um quadro pouco conhecido de Van Gogh que já da outra ida ao Museu me tinha impressionado pela diferença em relação á sua restante obra.

13 comentários:

por um fio disse...

Olá, Teresinha!
É tão bom viajar para depois recordar, não é? E fizeste fotografias tão bonitas!
E também estás nos tops da poesia...
É tudo a somar!
Olha vai ao meu blog em que tinha aquele post «na cidade a vida é mais pequena». Tens lá a explicação...
Beijoca

Marta Vinhais disse...

Lindo, Teresa - gostei muito do texto e das fotos.
Principalmente o quadro de Vermeer - vi o filme baseado num dos quadros dele e fiz uma pesquisa sobre a obra dele.
Obrigada pela partilha.
Beijos e abraços
Marta

Alexandre disse...

Bom, que escolha de quadros fantástica! Apetece-me lá ir! Fiquei com tanta pena de não visitar esta exposição do Amadeo de Souza Cardoso, foi mesmo por descuido pois tive tantas oportunidades para lá ir. Tenho que estar mais atento.

Digo o mesmo que a Marta: obrigado pela partilha!!!

Beijinhos!!!

hfm disse...

Obrigada pela visita.
Tb foi com meu pai, aos domingos de manhã, que o bichinho da arte nos museus me ficou cá dentro.
De Amsterdão fica-me a saudade.
Quando ao quadro do Van Gogh essas botas são dos quadros mais belos, haverá algum dele que o não seja?

MOLOI LORASAI disse...

fera fosse
este poema
diante da chama
a tensão
como a câmara
que flutua
ao filmar
em silêncio
o vazio
do vão

poema na íntegra de Moloi

Maria Carvalho disse...

Eu gosto de visitar museus. Gostei de ver estes quadros aqui. Beijos.

Conceição Paulino disse...

e k bem aproveitados foram oS dias. Obrigada pela partilha.
Olha: o senhor cão deixou-me vidrada, tal a semelhança com a bem-aventurança dos globais políticos na sua/deles, globalização e flexisegurança (lol**).
bjoca

Diafragma disse...

E fazes tu muito bem, só acho pena não estar aqui nada do Museu do Van Ghog.
Destas, a minha favorita é a do Vermeer.

bettips disse...

Ontem não consegui deixar sinal...estes blogs às vezes trocam-nos as voltas. Estava entusiasmadíssima com a tua visita e os quadros, reconhecendo as diferentes luzes e apreciando os teus comentários: prazeres de visita guiada. Obg, linda!

Afrodite disse...

Obrigada por partilhares esta maravilha connosco. Curiosamente, sempre me encantaram os quadros de sapatos de van Gogh (embora o meu coração balance entre este que mostras e o 'três pares de sapatos').

Tenho que ir a Amsterdam! Despertaste-me o apetite!

angel bar disse...

Depois de visitar o blog da Marta (Minha Página) e agora aqui de visita a Fantasias só me apetece citar Simônides Ceos "A pintura é poesia silenciosa, a poesia é pintura que fala" . Obrigada pela visita. Um beijinho.

Cöllybry disse...

Maravilhas estas...Bjoca__________
Cõllybry

Júlia Coutinho disse...

Vim aqui dar-te os parabéns, trazida pela nossa amiga Titas.
Mas parei aqui, encantada com Amesterdão e TUDO o que lá podemos encontrar... incluindo a Arte.
Também eu lá estive no verão passado e fiquei apaixonada pela cidade, pela arte e pelas pessoas.
Só um pequenino reparo: Kandinsky é russo, mas compreendo que tenha sido incluido nas obras alemãs uma vez que foi um dos fundadores da escola modernista de Bauhaus.
Beijinhos e... que tenhas um aniversário Feliz !