quinta-feira, outubro 25, 2007

CÓRDOBA

A chegada a uma cidade de uma escala bem maior do que as outras que deixara, provocou mais de um hora de procura do Parque de Campismo local, porque. pura e simplesmente, não havia nenhuma placa identificativa. Quando por fim o localizámos, concluímos, que era dentro da cidade, e, bem perto da zona histórica. Como havia autocarro mesmo do outro lado da rua, tornaram-se fáceis as deslocações para as visitas ás belezas da cidade, que são imensas.
Mal entrei na parte velha senti a estranha sensação, não ímpar, uma vez que em Marrocos e Granada, anos atrás, havia experimentado essa sensação de arrepio, como se estivesse em casa, ou tivesse regressado ás origens.
Os espaços de influência árabe, a judiaria, as cores intensas libertadas pela joalharia que iluminava as monstras com os vermelhos granada ou azul turquesa, o cheiro intenso dos trabalhos de couro, manufacturados numa casa de rara beleza.
A caminhada continuava sem poder deixar de sentir os odores que envolviam a cidade. Dessa feita foi o cheiro forte emanado dos cachimbos de água, visíveis através de uma janela que a curiosidade me fez espreitar e fotografar. Sempre gostei de ferros forjados, cresci em casa de meus pais com alguns apontamentos deles, na Andaluzia, tive o privilégio de os ver em todo o seu esplendor por todos os lados onde os meus olhos pousassem. A sua robustez leve, no ferro esculpido, que consegue proteger as janelas e pátios dos invasores, mas deixar-nos ver quase integralmente toda a magnificência dos pátios revestidos a azulejos multicores, onde uma vegetação majestosa os torna em verdadeiros jardins interiores.
Seria completamente impossível para mim acabar a visita sem percorrer completamente toda a área da judiaria onde encontrei inúmeras referências judaicas, bem como, casas com pátios lindíssimos.

Ligo sempre as grandes cidades aos pombos, do que resulta já possuir uma colecção de largas centenas de fotos desses pássaros, mal amados por muitos, mas, que para mim, são bastante fotogénicos, logo, aqui fica a imagem de um. Digam lá se não tenho razão?



Teresa David-fotos tiradas por mim












20 comentários:

bettips disse...

Tens razão em tudo: nos pombos, nos ferros forjados, nos arrepios...! Deliciosos estes páteos, de gente que ama e reserva as suas origens. Com muito gosto andamos "a cheirar" contigo. Beijinhos.

Márcio disse...

Olá!
Assim vale a pena viver... grandes viagens, bonitas crónicas!
Beijo

despertando disse...

Deixaste-me com uma vontade louca de pagar na minha casota e ir ate Cordoba visitar todos esses páteos, por sinal, ontem dei uma voltinha, pela cidade mas agora depois das 17h, ja pouco se pode cuscuvilhar, fiquei com água na boca para uma visita as Vilas e Páteos de Lisboa.
Obrigada pela tua partilha.
Beijinho

jorge esteves disse...

Hiiiiiii!... há tantos anos que lá fui que pouco recordo; mas, agora, juntando a palavra à imagem, E BEM, parece que estive lá ontem!...
Abraço.

ASPÁSIA disse...

TERESITA, LA CORDOBESA!!!

JÁ NEM ME LEMBRO DO QUE É VIAJAR, DE MODO QUE OLHO PARA ESTAS FOTOS COM ENCANTAMENTO E SAUDADE DE ALGUNS SÍTIOS SEMELHANTES, SEVILHA, P. EX...

ARRANJASTE MAIS UM BELO PASSEIO E A CONSEQUENTE REVOADA DE BELAS FOTOS E DESCRIÇÕES CATIVANTES QUE NOS PRENDEM ÀS TUAS MEMÓRIAS DE VIAGEM!

AH, OS JARDINS E PÁTIOS ÁRABES DO SUL DA PENINSULA SÃO DAS MELHORES COISAS Q ELES NOS DEIXARAM...

BEIJOKA SEDENTÁRIA :[...

Joaquim Moedas Duarte disse...

Passei por aqui, na minha visita regular ao Paul dos Patudos, e gostei muito.
Também já visitei Córdova e fiquei com recordações visuais maravilhosas.
Obrigado pela "re-visita".

Saudações

Alexandre disse...

Sempre senti uma grande atracção por Córdoba, embora nunca lá estivesse - um amigo meu até me disse que eu já lá vivera noutra encarnação! A verdade é que penso que parte de mim está em Córdoba e ver estas imagens fez como se me sentisse num lugar familiar!

Muitos beijinhos!!!

Luis Eme disse...

Que agradável visita guiada...

abraço

Marta Vinhais disse...

Cordoba deve ser uma cidade interessante, com uma história muito presente...
É um dos meus passeios planeados...para já é impossível.
Obrigada pela partilha.
Beijos e abraços
Marta

Anónimo disse...

Uma viagem com sabor a sonhos... fotos lindíssimas que nos levam a Cordoba, cidade deliciosa.
Gostava de lhe saciar a curiosidade, mas penso que não nos conhecíamos, no entanto gostei muito de conhecer o seu espaço.

Bom fim de semana.

Luis Ferreira disse...

Parabens pelo diário da viagem e por teres permitido que tenhamos viajado contigo nas bela fotos.

Espaços abertos.. disse...

Uma agradável visita guiada,muito salutar numa manhã de pleno Outono.
Bom Domingo amiga
Bjs Zita

M. disse...

Que bonitas as fotografias dos pátios. Fizeste-me recordar uma visita que fiz em tempos a Cordoba.

Bichodeconta disse...

Pela lente do fotígrafo, é bom visitar o mundo, mesmo assim.Parabéns..

APC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
APC disse...

Bom, bom bom! :-)))

Córdova não conheço, mas deixaste-me cheia de saudades de Granada, onde fui por duas vezes. Saudades de tudo: do ambiente das ruas, do som e do tom, dos pátios internos tão bem arrumados, do Allambra (no meu caso), dos cachimbos de água, sim - não apenas vistos, mas experimentados!...
Sabes que vim aqui ter hoje, porque li o que escreveste no Folhas da Gaveta sobre Andaluzia? Ah, pois é! (A minha próxima foto no PPP vem de lá... Embora não tenha como parecer, lol).
Gosto muito dos teus posts. Se não venho mais, é mesmo porque ando pouco visitante, por falta de tempo. Gosto, e aprendo sempre!
Deixo-te um abraço! :-)

Maria Clarinda disse...

Sem sombra de dúvida uma ciadade que adoro.
É bom rever estes lugares pelos teus olhos nas fotos e pelas tuas beklas palavras.
Jinhos.

O Profeta disse...

Que saudável inveja querida amiga, mas aguçaste-me a curiosidade de lá ir...fotos fantásticas...também gosto de ferros forjados, pena aqui nos Açores haver muita humidade e dar cabo dos mesmos...


Doce beijo

Licínia Quitério disse...

Córdova, a bela Córdova.
Que bom teres por lá andado e trazido estes recantos de cor e formas tão depressa exuberantes como serenas.
Ficas bem nestes cenários. Devem ter muito a ver contigo.

Beijinho.

Paúl dos Patudos disse...

Teresinha , gostei de tudo, mas esse jardim interior...é divinal, excelente!
bjos
Ana Paula