quinta-feira, novembro 22, 2007

ALHAMBRA

Tinha 3 anos quando uma das minhas tias me trouxe de Granada a Paquita, boneca feita de pasta de papel, mas exactamente do meu tamanho, que se transformou na cúmplice das minhas sedentas curiosidades. Esventrei-a completamente, em improvisada e solitária aula de anatomia. Retirei-lhe a longa cabeleira negra, estudei o elaborado pestanejar, acabando por lhe arrancar os olhos, para, com mais rigor, perceber o seu mecanismo. Como facilmente se poderá perceber acabou num mono assustador que fez fugir a sete pés o filho da porteira do meu prédio, um dia que decidi mostrá-la, como troféu das minhas experiências.
Contudo, o que realmente me foi oferecido pela minha tia, após ouvi-la narrar a viagem, que mais me deslubrou, foram os postais dos palácios e seus jardins, que fixei se chamaram La Alhambra.
Tal nome colou-se-me á memória, bem como a enorme vontade de penetrar no cenário dos contos das mil e uma noites que meu pai, na altura, me contava.
No entanto, só em 1997 o meu sonho tomou forma, quando, com o corpo mais ágil e escorreito do que hoje, subi uma enorme escadaria e alcancei a realidade dos meus sonhos infantis.
Agora, decorridos dez exactos anos, voltei ao Alhambra. Desta feita de autocarro. Ao avistar, ao longe, as escadas que anteriormente tinha galgado, um ligeiro arrepio me percorreu, perante o sentimento de impotência de poder voltar a fazê-lo.
De novo o bordado da pedra me encantou. Os jardins permanentemente em manutenção também.

Somente o excesso de visitantes que inundam sempre aquele espaço me destruíu a possibilidade de visualizar, na minha imaginação, algum sheik acompanhado pela Sherezade afundada em cochins a contar-lhe histórias, ou ondulando umas bem deliniadas ancas, ao som de exótica música árabe.
Teresa David-fotos tiradas por mim








22 comentários:

Marta Vinhais disse...

Também é um dos meus sonhos....
Li várias descrições, romances, mas ainda lá não fui.
Mas está na minha lista...
Obrigada
Beijos e abraços
Marta

Bichodeconta disse...

Esta história tranporta.me rápido á minha infancia e ás bonecas que o padrinho Simão me oferecia por altura das festas da nossa terra.. Eram também as primeiras, feitas em pasta de papel, e claro, depois de muitas tropelias acabavam esventradas, em pedaços, dentro de uma caixa das sementes Rebelo(oferecidas pela tia Belmira) E fazia-lhes o funeral, com direito a flores e a uma cruz, normalmente feita de cana... Ainda há pouco tempo o padrinho disse que me vai oferecer uma boneca, e eu continuo á espera do presente... Gostei desta história que a reporta á infancia feliz..um beijinho, ell

Eladio Osorio Montenegro disse...

Gostei moito do seu blog. Som un namorado do seu País. Un saudo desde a Espanha. Eu teria o gosto de que visitase o meu blog http://caldelaodecaldelas.blogspot.com

Espaços abertos.. disse...

Um percurso de sonhos por terras andaluzias,muiti gratificante.
Bjs Zita

bettips disse...

Das bonecas "espanholas"...as + de X têm sempre a tal "história". E como eu só podia pegar, ou seja, carregar com ela, um dúzia de vezes por ano, mal pude... fui "ver como era feita" e como dizia "um...ã" lá por baixo. Guardei as roupinhas. E nunca guardei (para ele não estragar) nenhum brinquedo do meu filho.
Alhambra, sorte a tua de rever, será ainda um sonho a realizar. Entretanto, também o vejo, luminoso, contigo, dentro e fora, com tantas das coisas que gosto.
Obrigada, podes continuar...
Beijinhos!

Maria Clarinda disse...

Uma cidade e um lugar de sonho, daprimeira vez tinha dezoito depois disso tenho voltado lá muitas vezes, pois realmente Alhambra há só uma!
Sim, Barcelona é realmente notável, adorei(já a conhecia), e, por ali me perdi com Gaudi...
Jinhos mil

Luis Eme disse...

Lindo, Teresa...

até apetece perdermo-nos pelos jardins e arcadas desse lugar tão exótico (que desconheço...).

abraço

Paula Raposo disse...

Nunca estive aí. Mas as fotos dão uma bela ideia do local. Lindo!! Bom fim de semana. Beijos.

M. disse...

Gostei muito, Teresa. Fizeste-me recordar a minha visita até lá há uns quantos anos atrás.

Márcio disse...

Este blog deveria chamar-se: "Como ficar sem palavras"... Excelentes imagens, com um textos a acompanhar de forma fantástica!
Parabéns!!!

ASPÁSIA disse...

MAIS UM PASSEIO DE SONHO DESTA VEZ DAS MIL E UMA NOITES!

AS FOTOS ESTÃO MARAVILHOSAS E JÁ VEJO QUE APANHASTE UM BELO TEMPO...

BEIJINHOS AL´HOMBRA (À SOMBRA ;]...

Lusófona disse...

Olá Teresa!!

Nossa eu viajei nesse texto! Maravilhoso!!!

Eu tenho fascínio pela cultura árabe, nem sei de onde vem... deve ser dos filmes que eu via na infância =)

Beijinhos e feliz fim de semana

Parvinha da Silva disse...

Deliciei-me com as fotos do Guincho. Vejo que aproveitaste muito bem as 2 horitas da sesta dos teus amigos. À árvore que achei mais bonita, pus-lhe o nome de Archie (vá-se lá saber porquê...).

rui disse...

Olá Teresa

Fantástica esta viagem de férias à Andaluzia!
A arquitectura com motivos árabes, lindíssima!
Também gosto da música, tem algo de misterioso.
As fotos estão lindas.

Bom domingo
Beijinhos

Tozé Franco disse...

Estive numas Jornadas de Pedagogia em Granada, em Julho passado. Mais uma vez tive oportunidade de visitar o Alhambra que apesar de ter muita gente, continua encantador. Para além disso um destaque muito grande para a zona antiga da cidade (pedonal) que me encanta. Referência ainda para as tapas que são uma das munhas desgraças.
Um abraço.

De Amor e de Terra disse...

Também eu desde jovem sonho com esse Alhambra de que soube por postais; nunca lá consegui ir e nem sei se o visitarei algum dia; talvez por isso continue tão sonho, tão beleza na minha imaginação!

Um beijo da

Maria Mamede

Paúl dos Patudos disse...

Já vi em documentários na televisão, e é realmente fantástico.
bjos
Ana Paula

bettips disse...

Com "estas coisas" me não cansam - e o teu sorriso também não - vim rever-te. Bjinho

Luis Ferreira disse...

Lindas fotos, um mundo de sonhos e fantasias.

Parabens pelo Blog

Licínia Quitério disse...

Há tanto tempo lá não vou! Mas a sua caligrafia de pedra, os repuxos nos jardins (ainda lá estão?) a policromia dos mosaicos ainda habitam as minhas memórias. Lembro-me de também lá me ter imaginado Sherazade.

Obrigada por teres postado.

Beijinho.

Ana Luar disse...

Fiquei literalmente apaixonada. Parabéns Teresa pk aqui tudo é belissimo.

Luadosul disse...

Disfruto a través de tus ojos y me alegro contigo!
Hermosas momentos compartes por aquí!
Obrigada!
Beijinhossssssss