terça-feira, outubro 30, 2007


EL CORDOBEZ
Quem já me conhece sabe da desmesurada afeição que nutro pelos felinos. Portanto, não achará estranho que tenha arranjado mais um amigo de quatro patas por terras de Espanha.
Logo no segundo dia da estadia em Córdoba deparei no Parque com um gatarrão de pêlo claro e olhos azuis água límpida, que adoptei, subornando-o com queijo e fiambre, iguarias que sei eles gostarem deveras.

Claro, que de imediato se tornou meu incondicional companheiro, dormindo á porta da autocaravana. Estava sempre presente á minha espera, na hora do meu despertar, que saudava com um olhar intenso, e, guloso também, de bom dia!







Acabou por também me fazer companhia nos fins de tarde da minha escrita, em que se sentava e dormia uma sesta tardia ou noite prococe, na cadeira junto de mim.



A pouco e pouco foi ficando mais afoito, e, certamente, se não o tivesse impedido teria coexistido portas adentro comigo. E como aquele seu olhar directamente para mim me derretia!




Com a plena convicção que possuo de que os gatos são bâlsamo para o sistema nervoso e protectores dos nossos momentos tristonhos, o El Cordobez, nome com o qual o baptizei, em honra á cidade onde com ele me cruzei, acabou por ser um companheiro felpudo que até á despedida nunca deixou de me dar marradinhas afectuosas e esticar o seu pescoço gordo para que o acariciasse na cabeça.


Curiosamente esta história trouxe-me á memória outro gato com quem convivi em Granada, quando lá estive, com o meu filho mais novo, 10 anos atrás. Era siamês, extremamente meigo e vivia no Hotel onde fiquei. Todas as noites me arranhava a porta. Deixava-o entrar e vinha dormir enroscado no meu pescoço. O meu filho, que também gosta muito de gatos, então com 13 anos, mal chegávamos de passear não deixava de ficar um pouco a brincar com ele. Ficam aqui as imagens que documentam esse outro bichano, embora a minha foto tenha sido tirada á traição enquanto dormia.


Em suma, da Andaluzia guardarei sempre, a par da beleza das cidades, as imagens desses felinos que tão ternamente se aninharam na minha memória.





Teresa David-fotos tiradas por mim





16 comentários:

Luis Eme disse...

Lindo relato da tua paixão pelos gatos, mesmo no "estrangeiro" próximo...

Abraço

sofialisboa disse...

vi o comentario deixado no blog do alex e lembrei-me do meu ex marido que me contava que quando era criança o levaram a ver uma exposição de fotografias onde estavam imagens de carnificina de pessoas branas e pretas em africa...de forma a estimular a vontade de lutar pela pátria. Nunca chegou a ir porque quando acabou o curso deu-se o 25 de abril.sofialisboa

Jorge P. Guedes disse...

Gatos, adoro gatos! Tenho-os, amigos, espalhados por essa Europa... e por terras nossas também, claro.
Costumo dizer que "quem não gosta deles...não é boa rês", e olhe que poucas surpresas tenho tido!"

Um abraço.

ASPÁSIA disse...

OLÁ, TERESITA!!!
OLÉ, CORDOBEZ!!!

MAIS UM AMIGO FELINO QUE TEVE A SORTE DE CONHECER TERESA, LA PORTUGUESA, E QUE DEIXAS SAUDOSO DEPOIS DE UNS DIAS AGRACIADO COM OS TEUS MIMOS!

TB. ADORO GATOS E QDO IA DE FÉRIAS ACABAVA SEMPRE POR ARRANJAR ALGUNS PROTEGIDOS...

BOM FERIADO

BEIJINHOS EM NOITE DE GATA PRETA >;^)...

bettips disse...

Companheiros felizes da tua afeição, como te entendem... Uma história bem bonita, dum "matador" meigo e la "comparsita"! Bjinhos

miruii disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chat Gris disse...

De facto ele é mesmo parecido comigo!
Obrigada pela visita!

Titá disse...

Muito bonito e muito nobre o teu gesto.
um beijo

Bichodeconta disse...

Bonitas as fotos, o Gato, é um gato, felizmente deve miar na lingua de todos os gatos. Adoro linguas de gato.um abraço..

Conceição Paulino disse...

usando um atermo de k o spolíticos tanto gostam agora direi: sinergias felinas...
Bj
Luz e paz

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Teresa, bela postagem.
Parabéns.
Beijinhos,
FGernandinha

Tozé Franco disse...

Gostei da fotos.
Uma pergunta: O gato percebia português ou falavam-lhe em portunhol e/ou espanholês?
O bichano é bonito.
Um abaço e bom Domingo.

Tiago Nené disse...

http://bloguedasartes.blogspot.com/

colabora connosco aqui,pode ser?

na pagina saberas o q fazer:)

ate ja:)

Paúl dos Patudos disse...

Belas imagens do gatitos, lindos todos eles.
bjo
Ana Paula

Maria Clarinda disse...

Excelente, eu também onde vou por essas estradas do mundo, faço sempre amigos de quatro patas...e acredita que felinos em maior quantidade que tem com o teu, a ternura de serem n/companhia durante o tempo em que por lá permaneçemos.
Jhs.

Lusófona disse...

Olá Teresa!!

Eu tive um gato siamês. Adorava-o!
Bela companhia, ele parece ser tão meiguinho..rsrs

Beijinhos e fica bem