sábado, fevereiro 07, 2009





URSULA

De pequenina depressa o seu corpo franzino percebeu que a vida não seria fácil.
Seus Pais, fortemente envolvidos na luta contra o regime de Salazar, enviaram-na, por portas travessas, para a União Soviética, onde ficou a estudar e fez o Curso Superior de Canto.

É um rouxinol que o seu padrinho, Álvaro Cunhal, adorava ouvir.

Eu também.

Conheci-a, após o seu regresso em Maio de 74 a Portugal, após muitos anos de União Soviética e algum tempo em Paris, num Restaurante que explorava com o seu companheiro, sito no Pragal de nome “O Forno de Cima”. Aí falava com ela sobre as agruras da maternidade e vida doméstica, porque a Úrsula, conhecida como Luísa Basto, pseudónimo que adoptou, desdobrava-se na limpeza do restaurante, da sua casa, acudir aos 5 filhos, uns dela em comum com o companheiro e um só dele, outro só dela e do José Jorge Letria, aos cozinhados, que praticamente fazia só.

Por volta da meia-noite desaparecia, tirava o avental de cozinha, pintava-se, penteava os fartos cabelos e, reaparecia, geralmente vestida de negro, como borboleta saída dum casulo.
Mal a sua voz se lançava no ar um arrepio na espinha me percorria, bem como a todos que a escutavam. Nunca na vida até hoje, ouvi, uma voz tão límpida e potente como a dela.

Contudo, parece que nunca levou muito a sério o seu talento, porque, salvo os convites muito esporádicos para programas alusivos ao 25 de Abril, ferrete que se lhe colou á pele pelo facto de ter dado voz ao Hino do “Avante”, onde a sua sonoridade é bem notória, alguns CD gravados sem grande divulgação e o LaFéria se ter lembrado dela para fazer de Amália no Musical depois da saída da Alexandra, resume-se á sua vida doméstica.

Tentei amiúde, infrutiferamente, ver mais além da concha onde se fechava, numa cara de tragédia não contada.

Uma das últimas vezes que a vi e trocámos um mero aceno, foi no dia do velório do Álvaro Cunhal, onde estava numa fila gigantesca, incógnita como sempre, apesar de ser quase como uma filha para o falecido, que vinha ao barbeiro ao Pragal e lhe pedia para lhe comprar a roupa, porque além de não ligar nenhuma ao que vestia, não tinha o mínimo jeito para o fazer.

Tenho o seu número de telefone e ela várias vezes me disse para aparecer, no entanto, a sua forma de ser tão fechada fez com que nunca tenha telefonado, malgrado a admiração que por ela tenho.

Por vezes tento saber por onde anda a cantar, mas ninguém sabe, pelo que apenas a apanhei, por mero acaso, há dois anos, após uma ida ao teatro, onde o Mestre Relojoeiro, sobre o qual escrevi algum tempo atrás me disse, que ela estaria a cantar fado numa cooperativa na Cova da Piedade, gratuitamente, naquela noite, na sua militância constante.

Se quiserem ler uma biografia que acho bem feita acerca da sua pessoa, onde, por coincidência tem uma foto exactamente da altur em que a conheci, podem ler aqui:


Teresa David



22 comentários:

jorge vicente disse...

que belas histórias de gente real nos mandas, amiga. gostava tanto de a ouvir!!!

um grande abraço
jorge

Jorge P. Guedes disse...

Desconhecia, obviamente, estas facetas da Luísa Basto. Conhecia, sim, a sua voz,no Hino do Avante, na cantiga da gaivota, e ainda entrou no coro da canção do Paulo de Carvalho para a Eurovisão em 74 ou 75, se não estou enganado, com a Ana Bola também.
Nunca mais soube nada dela.

Obrigado, Teresa.

A continuação de uma boa recuperação e um bom fim-de-semana.
Abraço de estima.

Paula Raposo disse...

Não conheço. Obrigada pela partilha. Beijos.

ASPÁSIA disse...

TERESINHA

FORAM UMAS HORAS BEM APROVEITADAS, AS DESSA ARRELIADORA ESPERA A QUE ASSIM CONSEGUISTE "DAR A VOLTA", ENTRETERES-TE E A NÓS TAMBÉM.

COMO NÃO ESTAVA A RECONHECER A CANTORA PELO NOME
FUI PROCURAR OUVI-LA E ENCONTREI VOZES AO ALTO.

CONHECIA A VOZ E O NOME MAS NÃO OS ASSOCIAVA.

DE FACTO VÊ.SE QUE TEVE UMA FORMAÇÃO EM CANTO, PELA SONORIDADE E CONTROLE DA VOZ QUE SE PERCEBE AO ESCUTÁ-LA.
TAMBÉM SEGUI O LINK INDICADO E FIQUEI A SABER ALGO MAIS DESTA ÚRSULA QUE ERA O ROUXINOL DO SEU FAMOSO TIO.
MAIS UMA MINIBIOGRAFIA DA TUA JÁ LONGA SÉRIE DE PESSOAS TALENTOSAS QUE TENS TIDO O PRIVILÉGIO DE CONHECER E A CAPACIDADE E CARINHO PARA RECORDAR E COMPARTILHAR AS MEMÓRIAS FORTES QUE TE DEIXARAM.

RENOVO VOTOS DE BOM DOMINGO E SEMANA

BEIJINHOS

bettips disse...

Tanta e tanta gente de valor...triturada neste país que não acarinha os seus, os de raiz, os que sofreram e lutaram por ela!
Obrg TD pela excelente lembrança. É sem dúvida uma voz do coração, a da Luísa.
Bj

Justine disse...

Testemunho sentido e fraterno de um talento pouco aproveitado.
Abraço apertado para ti

Sofá Amarelo disse...

Sempre achei que ela era mais uma das mal-amadas, daqueles artistas que nunca passam de um certo patamar porque... não têm a sorte de pertencer a lobbies!

Lembro-me bem dela e para mim está ao nível dos melhores!

Obrigado pela homenagem que lhe fazes! Merecidíssima!!!

Licínia Quitério disse...

Tão pouco conhecida esta voz de ouro. Aindana bem que a divulgas.

Beijinho, Teresa.

Unknown disse...

ola Teresa, mais uma história bem contada. Já lá vão varios anos que estive no restaurante da Luisa com uns colegas, e também achei-a uma mulher marcada pela vida dificil. Nós mulheres na maior parte das vezes anulamo-nos em prol da familia. È sempre dificil conjugar a carreira profissional (seja a que for) com a vida familiar Um beijo para ti

Fragmentos Betty Martins disse...

.______querida Teresa




o meu_____OBRIGADA. pela partilha - pois desconhecia por completo Luísa Basto


já fui ler a sua biografia. e ao acabar de ler

acho lamentável valores "destes" serem completamente (ou quase) desconhecidos




irei "levar" a biografia para o meu espaço "LIVROS&LEITURAS"





.mais
uma vez


_______________obrigada











beijO_____ternO

Fragmentos Betty Martins disse...

.gostaria que me permitisse por favor - que o seu texto acompanhe a biografia da Luísa Basto



_______fico à espera da resposta da Teresa







beijO_______ternO

Fragmentos Betty Martins disse...

._______querida Teresa






já está publicado. o link é este:






http://livroseleituras.blogspot.com/





beijO_______ternO

De Amor e de Terra disse...

Olá Teresa, bom dia.
Fiquei muito sensibilizada e curiosa com a vida desta MULHER.
Logo que possível vou "saber" algo mais.
Gosto de histórias de Gente real, que passa por nós, ombro a ombro, no incógnito do dia a dia.
OBRIGADA!
E já agora, PARABÉNS, embora atrasados, pelo Aniversário.
Beijos
Maria Mamede

Luis Eme disse...

uma voz maior do nosso país...

mas como tantas vezes sucede, com gente de grande talento, passou ao lado de uma belissima carreira, Teresa...

abraço

Maria disse...

Querida Teresa, já que não pude brindar contigo no dia do teu aniversário, brindo hoje, dia do teu "desaniversário", no dizer de um personagem de Alice no País das Maravilhas.
Que olvides os espinhos e guardes dentro de ti o perfume e o colorido das rosas que, doravante, juncarão o teu caminho.
Saúde, amor e paz, é o que te desejo.
Estás com tão bom aspecto! É tão bom e tranquilizador ver-te assim, graças a Deus, o pior já passou.
Tenho muitas saudades tuas, acreditas?
Acerca da história que li:
As pessoas que tu conheces, ou conheceste!
Fantástico!
Ícones da minha vida, inatingíveis, pessoas que admiro tanto mas que estão tão longe de mim quanto a rainha de Inglaterra, o papa e outros quantos aos quais nunca direi bom-dia.
... A estas pessoas, teria muito mais a dizer!E, sobretudo, a escutar.
Obrigada, amiga, por teres ido ler os meus poemas e espero que nos encontremos em breve.
Tenho estado muito quietinha no meu canto.
Beijinhos carinhosos,
Maria

O Profeta disse...

És realmente uma mulher espantosa...


Doce beijo

Jorge P. Guedes disse...

PASSO E DEIXO O MEU ABRAÇO FRATERNO.

SAÚDE E FORÇA INTERIOR!

Bichodeconta disse...

Obrigada pela partilha..Magnifica voz.Uma gaivota voava voava, asas de vento coração de mar............
Infelizmente há por ai quem não tenha voz nem talento e de tudo para se pavonear.. Um beijinho, Ell

amigona avó e a neta princesa disse...

Às vezes sinto um arrepio porque no Portugal de Abril muita gente não conhece esta grande cantora! Obrigada Teresa por teres ajudado a que essa realidade fique mais pequena...Luísa é também uma grande MULHER! Mas, como dizes, nunca fez da ribalta a sua postura e, por isso, acaba por se esconder, ela, que deveria ser uma artista de 1º plano a nível nacional...beijos querida e as melhoras...

Maria disse...

Teresa, estou ansiosa por dia 7 de Novembro, em que o teu livro "Histórias com Gente" nos trará, reunidas, as belas crónicas que escreveste acerca de quem por ti passou.

Beijinhos,
Maria

Maria disse...

Teresa, estou ansiosa por dia 7 de Novembro, em que o teu livro "Histórias com Gente" nos trará, reunidas, as belas crónicas que escreveste acerca de quem por ti passou.

Beijinhos,
Maria

Maria disse...

Teresa, estou ansiosa por dia 7 de Novembro, em que o teu livro "Histórias com Gente" nos trará, reunidas, as belas crónicas que escreveste acerca de quem por ti passou.

Beijinhos,
Maria

P.S. - o PC teve um chilique, se o o meu comentário chegar duplicado, desculpa, emenda... ai as geringonças!