terça-feira, fevereiro 12, 2008

EL JADIDA OU LA CITÉ PORTUGAISE

Para minimizar o desapontamento que Rabat tinha sido, foi bom esbarrar na Cité Portugaise, que nunca poderia deixar de visitar, a par de Mosquée, terriola bem pequena mas com o mercado mais limpo e arranjado que vi em toda a viagem, apesar de nada ter comprado.
Em Marrocos, como amiúde já citei, surgem como se de fantasmas se tratasse, homens para nos ajudar a perceber os sítios, e, claro, para nos servirem de guias. No entanto, apenas em Marrakech pagámos a um cicerone.
El Jadida, foi fortificada e habitada pelos portugueses no início do século XVI. Curiosamente, até hoje, os marroquinos guardam uma ternura por nós, vá-se lá saber porquê, porque invasor é invasor! Ao contrário têm um desdém imenso pelos Espanhóis. Contudo, a nossa marca permaneceu nessa cidade, onde pude ver canhões portugueses, a cisterna construída por nós, várias referências ao nosso País, como na citada cisterna e um salão de chá com o nome “La Portugaise”, onde bebi aquela admirável poção de menta que me põe de bem com o estômago e o Mundo. é curioso o pormenor deste postal da cisterna por ostentar uma guitarra como simbolo de Portugal
No ano passado aquando das minhas andanças pela Andaluzia consegui adquiri-lo em Granada e tenho poupado ao máximo para esticar o prazer de o ingerir por bastante tempo, até porque, não sei, quando poderei voltar a comprá-lo.

Teresa David-fotos minhas

18 comentários:

Afrodite disse...

Mais uma belíssima reportagem e... engraçado ... relembraste a tua estada em Andaluzia.
Hoje, na FIL, estive com um amigo teu, que, como sempre te teceu os maiores elogios. À despedida, susurrou-me, a jeito de recado: eu gosto muito dela.


E também eu gosto de ti, e mais gostaria se fosses espreitar os meus comentários.

Bisous

Parvinha da Silva disse...

Ti aspetto domani. La fondue ti attendi.

Baci

bettips disse...

Fantasias...verdadeiras! Estas são também as coisas de que gosto, os pormenores das pegadas nossas por esse mundo além. Uma bela reportagem documentada até pelo pormenor da guitarra no postal, Teresa! Realmente... só tu para me fazeres sorrir, assim de repente, na noite estup'rada.
Beijinhos

Luis Eme disse...

Mas uma excelente reportagem...

Cheia de novidades (pelo menos para mim...), da nossa passagem pelo "mundo"...

Abraço Teresa

Paula Raposo disse...

Óptima reportagem!! Gostei, mais uma vez de te ler. Beijos.

M. disse...

Gostei dos pormenores contados por ti. Com a tua vivacidade habitual, claro. E aprendi coisas que não sabia.

M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ASPÁSIA disse...

DESCONHECIA O NOME E EXISTÊNCIA DESTA CITÉ PORTUGAISE. QUE CURIOSO!
OS PORTUGAS DEIXARAM LÁ MUUTAS "RECORDAÇÕES" PELOS VISTOS...

AINDA BEM QUE MOSTRAS ESTAS TUAS VIAGENS EM PORMENOR POIS DELEITO-ME COM AS IMAGENS, E APRENDO MUITO...

O CHÁ DE MENTA AQUI EM PORTUGAL NÃO ACHO NADA ESPECIAL, TALVEZ ESSE MARROQUINO SEJA BEM DIFERENTE... PARA O GUARDARES COMO UMA RELÍQUIA PRECIOSA...

BEIJINHOS MENTALIZADOS :))

amigona avó e a neta princesa disse...

Que engraçado! O que podemos aprender uns com os outros! beijos...

Conceição Paulino disse...

e moira eu, continuo a viajar pelas tuas palavras, caminhos k, noutros séculos calcorreei e de onde agora ando afastada.
Bjs
Luz e paz

bettips disse...

Olha Teresa...afinal saiu o meu comentário direitinho... e pela hora, foi mesmo quando te vim espreitar!
Beijinhos

rui disse...

Teresa

Mais uma fabulosa narrativa por terras do norte de África!
Que bom sentir a presença portuguesa em terras distantes!
Fico à espera de mais novidades da tua aventura por terras marroquinas.

Beijinhos

Jorge P. Guedes disse...

Sem duvidar dos efeitos benéficos da "poção" de menta, cá por mim prefiro um comprimidozinho mais tradicional mas sem o sabor desses chás. Puaaah!.... Sorry!...

Um abraço e até à próxima viagem!

Jorge G.

Jorge P. Guedes disse...

Já agora, sem querer incomodar, mas seria possível retirar o link dos Bigodes do Gato que já não existem?

Abraço.
Jorge G. - O Sino da Aldeia -

Tozé Franco disse...

Gostei da reportagem. É impressionante como um povo tão pequeno em número, consegue estar por toda a parte.
Um abraço.

José Dias Fonseca disse...

Gostei de ver essas fotos! deixo aqui o meu blog tambem www.josediasfonseca.blogspot.com

Conceição Paulino disse...

Olá bom dia.
O mau tempo por aí não causou problemas? Estimo k pelo menos pessoalmente não.
E os gatitos qnd vão à faca?
K corra bem.
Bjs
Luz e paz

Bichodeconta disse...

Nós estamos sempre de braços abertos para os Espanhois mas eles detestam-nos, não são connosco, porque não são , amigos e simpáticos.. As fotos tem a qualidade a que já nos habituou..parabéms, um beijinho, nesta tarde de chuva, em que parece que o mundo se vai desfazer em água..