sábado, janeiro 19, 2008


AINDA POR MARROCOS - OUALIDYA


Antes de partir ainda houve tempo para recolher junto do Consulado de Marrocos algumas informações de locais que seriam imperdíveis. Entre eles, a par da cascata. surgiu uma terra de nome Oualidya, que tem a particularidade de ser lar de um homem, único possuidor de viveiros de ostras, conservadas vivas dentro do mar.
Embora, para ser franca, não seja uma incondicional amante de marisco, achei por bem ir até essa localidade, quanto mais não fosse para ver algo inédito que seria o homem entrar mar adentro para recolher a minha refeição.
No pavilhão pequeno, na parede tinha, escrita a giz, num quadro de ardósia, uma listagem com os preços relativos á quantidade de ostras prentendidas. Como constactei que quanto maior fosse a número delas, o preço relativo seria inferior, escolhi uma travessa grande.
Quando vi a montanha de ostras que teria de comer, pensei: E o que irei beber para acompanhar isto tudo?
Como se adivinhasse os meus pensamentos, o pequeno homem agarrou-me no braço e em francês, perguntou-me, se não quereria ir com ele até ao armazém. Entre o espanto e a curiosidade, segui-o. O armazém encontrava-se nas traseiras do edifício, numa cave. Não me atrevi a transpor a porta, mas ele desembaraçado entrou e ao fim de escassos minutos, voltou, erguendo no ar, com aspecto triunfante, uma garrafa de vinho tinto, bebida completamente proíbida por aquelas bandas, mas que pelos vistos, é uma forma de obsequiar os turistas!
Após a pançada de ostras e três copos de vinho, que mais não consegui beber, ergui-me e fiquei algum tempo de pé na tentativa de desmoer os bichos, que como se comem vivos, pareciam andar a passear-se no meu estômago!
Já que estava naquela terra e o dia começava a tombar, partimos á procura de poiso para dormir até ao dia seguinte. Descobrimos um hotel muito simpático, com uma piscina onde no dia seguinte ainda dei umas braçadas antes de partir. Após nos instalarmos era hora de jantar, mas o meu estômago continuava a ter aquela desagradável sensação de enfartamento, pelo que me limitei a entrar no bar do hotel e beber umas litradas de chá de menta que não impediram que tivesse a única noite ínsone e desconfortável da viagem, com a permanente sensação dos bicharocos a caminharem nas minhas entranhas, que iam bicando á sua passagem.
Contudo, acordei, embora um pouco amarfanhada, já sem essa sensação de peso no corpo, e, após nadar, sentei-me á mesa da sala de refeições, junto á piscina, onde comi um soberbo pequeno almoço que me devolveu o completo bem-estar.
Malas no carro, depósito atestado, continuámos, desta feita rumo a Marrakech, cidade mais exótica de Marrocos, mas isso será outra história.
Teresa David-fotos minhas



18 comentários:

M. disse...

Sorri com a tua descrição do passeio das ostras nas tuas entranhas. :-)

M. disse...

reparei que mudaste o cabeçalho do teu blog. Ficou muito bem.

JoAnInHa disse...

Boa tarde, gostei do novo cabeçalho do teu blog, e dá com ele para ver que és uma mulher cheia de talento e amor! Beijos e tnho novo post tmb!

amigona avó e a neta princesa disse...

Mas que grande barrigada!!! Nemsei que diga!!!
Cá fico à espera da continuação!

Parvinha da Silva disse...

pela primeira vez (há sempre uma primeira vez) esta tua história desiludiu-me. Habituaste-nos aos finais imprevisíveis.... espera, agora que disse isto, pensando melhor (às vezes eu penso) não me desiludiste coisa nenhuma; a tua história está bem contada (e ilustrada) e o final é mesmo inesperado: eu estava à espera duma caganeira de caixão à cova e, afinal, tu digeriste facilmente os bicharocos.

Quando se nasce vencedor, vencedor se permanece!Ou, como diz o 'outro', tu é tão boa que é um desperdício seres apenas uma.


pour toi, ma chérie, คะแนนในสัปดาห์นี้

Afrodite disse...

dizem que as ostras são afrodisíacas. Tens a certeza que nos contaste tudo?

Afrodite disse...

não contaste, mas eu sei e vou contá-la a toda a gente:

"ao chegar ao hotel,โปรไฟล์ 360 ของฉัน
เพิ่มเข้าไปยังรายชื่อเพื่อนของฉัน ดูโดย: วันที่เพิ่มเข้า
คำถาม
คำถามที่ถูกถาม
คำถามที่ได้รับคำตอบแล้ว
ดาวที่ได้รับ

Enfim, em poucas palavras, foi isto que aconteceu.

Luis Eme disse...

Grande achado!

O blogue ficou mais "fantasia" com a remodelação...

abraço Teresa

Paula Raposo disse...

Em Marrocos só estive no local turístico, Agadir. Quanto às ostras é bicho do qual ainda não consegui ultrapassar a repugnância e portanto jamais provei. Pelo que sei, fica muito bem acompanhado de champanhe bem geladinho.Cá para mim ficaste empaturrada por causa do vinho tinto, que não liga nada com ostras!! Eh eh beijinhos. Fico à espera de Marrakech onde gostava de ter ido.

Márcio disse...

Fotos que valem mil e uma palavras...

Joaquim Amândio Santos disse...

a minha homenagem aos bloggers, esses palmilhantes da partilha!



o que é o conhecimento?

visão directa do corpo e da atitude?
prolongado caminho nem que condutor à saturação encapotada?

Vivência superficial feita de fait-divers e não de curiosa partilha sem hora nem condicionalismos marcados?

Será assim tão impossível iniciar o conhecimento na distância? julgo que não e defendo tal desiderato.

ASPÁSIA disse...

ESSA DE COMER OS BICHOS VIVOS... É UM BOCADO ARREPIANTE... DEUS ME LIVRE!
MAS ENFIM, NÃO HÁ DÚVIDA QUE ÉS MULHER PARA EXPERIMENTAR DE TUDO UM POUCO!

ENTRETANTO INSTALEI O IE7 E AGORA JÁ VEJO A TUA BARRA LATERAL... SECALHAR TENS DE FAZER O MESMO

BEIJOKAS INTÉ...

Isamar disse...

Comeste os bichos vivos? Ai, Deus meu! Gostei das fotografias. Têm a minha eterna paixão, o mar.
Marrocos, uma fantasia, um sonho, um fascínio...

Beijinhossssss

rui disse...

Olá Teresa

Coisas novas por aqui!
Está muito giro!
As tuas viagens são sempre cheias de motivos bem interessantes!
Adorei os pormenores que descreveste e as fotos.

Beijinho

Jorge P. Guedes disse...

Minha querida, mas isto é assim? Passear, passear, passear... quer matar-me de inveja?

E já agora, as ostras não andariam a passear no seu estômago, andavam era a nadar em águas rubis...ou será que a pomada era branca? eheheh!...

Um abraço e um convite. Vá um dia ao Sino da Aldeia, valeu?

Boas viagens!

Bloga Comigo disse...

Talvez tenha vindo para ficar se quiseres blogar comigo. Eu quero blogar contigo.
Bjos

Manuel Veiga disse...

agradeço a tua visita. e o amável comentário...

(perdi-me nas ostras...rss)

bettips disse...

Lá vou eu "pelas entranhas" de Marrocos contigo!