terça-feira, julho 03, 2007















AS ANDORINHAS


Acabei com um torcicolo á conta delas, do qual nunca me queixarei!


Começaram por ser pontos finais dentro de um ninho, bem construído, no cume do tecto do acesso aos balneários.


Ávida de captar a imagem da mãe ou pai alimentando-as, permaneci quase uma hora de nariz e olhos apontados para o alto.


A minha paciência foi recompensada, quando num veloz voo, um dos progenitores surgiu e em escassos segundos regorgitou o alimento na escancarada boca de uma das filhotas.


Dei, então, a minha tarefa como cumprida!


No entanto, até ao ninho tombar, desfazer-se e os novos seres migrarem para outras paragens, fui assistindo ao seu desenvolvimento, bem como, ao aparecer de mais uma pequena cabeça que piava mais estrondosamente que todas as outras juntas!





Teresa David-fotos minhas tiradas á pressão na rapidez do momento único

















19 comentários:

M. disse...

Não podemos viver sem pássaros, está visto. Precisamos deles para nos servirmos das suas asas e voar também.

Tozé Franco disse...

Bonitos momentos.
As andorinhas são passáros muitos bonitos.
Um abraço.

Era uma vez um Girassol disse...

Paciência recompensada e umas fotos de truz!
Girissimo!
Bjs

António Melenas disse...

Pois é,as andorinhas sempre nos enternecem. Tive durante anos um niho sempre ocupado com elas na varanda da casa onde morava em Moscavide. Quando vim para Almada, minha filha chorava baba e ranho pois queria trazer as adorinhas com ela.
Agora tenho outro em cima de um suporte de âmpada do exterior da casa. Minha muler não quer que eu acenda a luz para as não assustar
o Homem e os pássaros. Invejas, no fundo.
PS. Tenho uma nova crónica. também
bjos.

ASPÁSIA disse...

OLÁ AMIGA

FENOMENAIS FOTOS! ATÉ PARECES O NATIONAL GEOGRAPHIC!
E SÃO AS 1ªS ANDORINHAS Q VEJO ESTE ANO...
O TORCICOLO VALEU A "PENA" DAS ASAS DAS AVEZINHAS, PELOS VISTOS ;))

BEIJINHO EM VOL DE NUIT...

jorge esteves disse...

Particularmente, as andorinhas sempre me fascinaram ao mesmo tempo que me trazem, no seu voo, memórias intemporais (http://folhasdagaveta.blogspot.com/2006_12_01_archive.html).
Veja aqui a razão disso!...
E, além do mais, parabéns pelas fotografias e pela paciência e sacrifício que, sei bem, tão necessário é para as obter!...
Abraço

Alexandre disse...

Também já tenho apanhado torcicolos a olhar para os ninhos das andorinhas e ainda na semana passada estive com dois bébés nas mãos que caíram do ninho.

Coloquei-os num local onde os pais pudessem vir alimentá-las e parece-me que uma se safou. Têm penas muito sedosas...

Uma vez vivi numa casa onde elas faziam os ninhos a menos de um metro da minha janela da cozinha. Gravei-as muitas horas e acompanhei o crescimento dos pequenotes. Voltavam todos os anos até que uns miúdos destruíram os ninhos, Histórias!

Um beijinho!!!

Cusco disse...

Olá! É o milagre da vida…
E quem diria que esses seres minúsculos irão voar milhares de quilómetros e provavelmente irão voltar ao local do seu berço!
Um beijo e até breve!

Lusófona disse...

A Natureza é perfeita!!
Uma vez tirei um pardalzinho da boca do meu gato... Eu sei que a natureza tem suas leis e os animais os seus instintos... mas fiquei com tanta dó do bichinho que enfrentei a fúria do meu felino, mas conseguir salvar o pássaro :)

Beijinhos

As Aparências Enganam disse...

Teresa, para mim está mais do que comprovado o seu talento para flagrar pequenos-grandes espetáculos. De fato, sua paciência foi recompensada. E que recompensa!

Luis Eme disse...

Isso foi quase um exercício digno dos chineses ultra pacientes...

Valeu pelo resultado, Teresa.

bettips disse...

Querida amiga: às corridinhas...li-te sem tempo para comentar cada. Mas sabes como aprecio esse olhar benévolo, esvoaçante e atento sobre as coisas da vida. Abraços!

vida de vidro disse...

Sentido de oportunidade e observação. Fascinante, a vida dos pássaros! **

Conceição Paulino disse...

Há smp magia nestes mmt de spbreviv~encia das espécies em k os progenitores cuidam das crias. humana ou outras, Eas andorinhas. ai as andorinhas...tanta beleza e leveza...K saudades sinto delas~~Bj

Bichodeconta disse...

ESTOU DELICIADA COM ESTAS IMAGENS.PARABÉNS, VALEM BEM O TROCICOLO..AS MELHORAS.

Meg disse...

Imagens que nos fazem pensar também.
Lições de vida, vindas da natureza.
Ternura, muita ternura, é o que estas imagens me inspiram.
Um abraço

Conceição Paulino disse...

Já ontem te procurei no chat, mas estás noutra e bem, ao k sei. Pois continua.
Bom f.s amiga.
Bjs
Luz e paz

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Momentos que se gravam na nossa memória e demonstram a tua sensibilidade.

Vou viajar nas tuas "andanças" pois sabe bem aí andar.

até sempre

Bjs.

C Valente disse...

Quando andava na primária, ( já á longo longo tempo) havia um poema das andorinhas se recorda?,... as andorinhas pousadas....
no beiral do caminho....
pouco me lembro.
saudações