quinta-feira, junho 01, 2006



JEANNE HÉBUTERNE

Fiz um suicídio dos sentimentos amorosos dentro de mim

por saber que o Amor é fatal.

Há quem ame a vida até ao limite de cedo esgotá-la em vícios que a superlativam, mas a destroíem.

Há quem ame alguém até ao limite de se matar prenha de 9 meses pela perda do homem amado.

Nada disto faz sentido, e contudo, tem o sentido do ultrapassar das regras religiosas e humanas que nos obrigam a viver além da nossa vontade.

Assim, já que temos de morrer impreterívelmente um dia, porque não pelo derradeiro e inultrapassável Amor fatal?

Fiz, como disse antes, um suicídio dos sentimentos amorosos dentro de mim, porque não quis seguir o exemplo das Jeannes deste Mundo, que respeito e admiro, mas apesar de tudo, prefiro não me demitir de mim.

Teresa David

Teresa David-desenho de Jeanne Hébuterne por Modigliani.

9 comentários:

por um fio disse...

Sim,irei ver este filme logo que possa!
Fico a aguardar o teu post sobre este tema.
Bj

por um fio disse...

DEVEMOS ESTAR NA VIDA SUFICIENTEMENTE LÚCIDOS PARA PODERMOS MANTER A FANTASIA

Andy More disse...

É imperdoável a minha forma de lidar com os comentários nos blogues que gosto, e daqueles que aprendi a gostar recentemente. Mas esta é a minha própria maneira de estar, comento uns, esqueço-me de outros e vou girando sem muitas vezes comentar…
Este retrato está bem fiel à tua força que mostraste ter, fizeste bem em não te demitir de ti, assumes a tua força com as próprias fraquezas. Isso é mesmo viver…

Beijos
http://ababushka.blogs.sapo.pt/

M. disse...

Sim, o mistério do olhar... Uma janela para o interior de cada um.
E tens razão, não devemos demitir-nos de nós mesmos.
Um beijo.

Licínia Quitério disse...

Ainda bem que pensas assim. Não te demitas nunca. Pensa estrelas. Pensa luz.
Abraço.
Licínia

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

ROTA DO FRESCO INTERCONCELHIA PARA A COMUNIDADE LOCAL (DE ALVITO)

PINTURAS ALENTEJANAS POR DESCOBRIR







CONVITE




CLIQUE no blog ALVITO-BAIXO ALENTEJO e faça connosco uma Rota do Fresco. É só um cheirinho... pois ao vivo tem outra côr, outro movimento. E tem a "Guia" Dina Monteiro que a todos os participantes encanta com a sua simpatia e conhecimento profundo da matéria.
Um dia esperamos por si, em Alvito, numa Rota do Fresco...

Bjs.

Menina Marota disse...

"Visita-me enquanto não envelheço
toma estas palavras cheias de medo e surpreende-me
com teu rosto de Modigliani suicidado

tenho uma varanda ampla cheia de malvas
e o marulhar das noites povoadas de peixes voadores
vem

ver-me antes que a bruma contamine os alicerces
as pedras nacaradas deste vulcão a lava do desejo
subindo à boca sulfurosa dos espelhos
vem

antes que desperte em mim o grito
de alguma terna Jeanne Hébuterne a paixão
derrama-se quando tua ausência se prende às veias
prontas a esvaziarem-se do rubro ouro
perco-te no sono das marítimas paisagens
estas feridas de barro e quartzo
os olhos escancarados para a infindável água
vem

com teu sabor de açúcar queimado em redor da noite
sonhar perto do coração que não sabe como tocar-te."

(Poema "Uma Paixão" de Al Berto)

que aqui te deixo com um grande abraço ;)

Andre_Ferreira disse...

O suicídio ou uma emulação? É melhor não se pedir a demissão de nós mesmos! Sabe-se lá quem nos vem de seguida substituir-nos?

Conceição Paulino disse...

b'dia, bom regresso. Bjs e :)