quarta-feira, maio 20, 2009


O Instituto Piaget fez 2 concursos poéticos, não sei se já terá feito muitos mais, mas em 1993, salvo erro de data, mas deve ter sido esta, convidaram o meu filho mais novo na altura com 10 anos para participar, já que as idades iam dos 2 anos, sim 2 anos, até aos 15. Os títulos dos livros anteriormente publicados a este, cujo nome é O LIVRO É UMA HISTÓRIA COM BOCA, são todos um achado e, atribuídos geralmente pelas crianças mais pequeninas, como por exemplo os seguintes:

Volume I - EU MORO NA MINHA MÃE

Volume II -TROUXE-TE UM BEIJO NO BOLSO

Volume III - SE EU FOSSE LUA, FAZIA UMA NOITE

estes três pertencentes ao primeiro concurso.
Poderia postar agora o poema do meu filho mas ficará para mais tarde porque me apetece mais partilhar as preciosidades das crianças de menor idade tais como:

Teresa Alexandre de Mirandela
2 anos

AO PASSEAR PELA RUA EM OBRAS COM BURACOS:

- Ó Mãe, olha a estrada tem as janelas abertas

O sol está a lavar as mãos
despir-se, tomar banho e
foi á praia.

NUM DIA DE CHUVA

Ó Mãe
as nuvens estão a chorar...
porque o sol não lhe abriu
a porta para elas entrarem.

O Sol da noite dorme
porque a lua está acordada
------------------------------------------------------------------------------------------------

Cláudia Inês Silva Guerra
2 anos e oito meses
Lisboa

SABORES E CORES

As uvas sabem
a cor do amarelo
e
A cor vermelha
sabe a vinho.


------------------------------------------------------------------------------------------------

Vânia
3 anos
Santa Casa da Misericórdia de Azurara - Vila do Conde

A PROPÓSITO DO PAI TER FALECIDO

O meu pai morreu no cemitério,
e a minha Mãe guardou o coração
do meu Pai.

------------------------------------------------------------------------------------------------

João Carlos Cassola
3 anos
Vila Nova de Xira

A CAVAR

Mãe, vem ver os homens
a martelar nas ervas.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nádia
3 Anos
Feijó

Tenho um beijo grande
guardado na tua boca.

------------------------------------------------------------------------------------------------

e agora para finalizar aquela que para mim tem as frases mais espantosas.

Aos 3 anos e 2 meses a 4 anos

Cláudia Inês Silva Guerra
Lisboa

VERDADE E MENTIRA

A Verdade
e
a Mentira
são tudo Mentira.

SEGREDO

Um Segredo
bem guardado
é um espanto!

SE EU FOSSE

Se eu fosse Lua
dormia sozinha

Se fosse Sol
dormia com as luas todas.


Fico por aqui porque esta madrugada parto para a Madeira por 5 dias. Quando voltar publicarei mais algumas pérolas das crianças.

Teresa David

au

16 comentários:

Licínia Quitério disse...

Muito bonitas as ideias limpas da inocência. Fico à espera de mais.

Boa viagem, Teresa. Diverte-te e volta bem.

Beijinho.

Licínia

Justine disse...

Poesia no seu estado mais inocente e sábio!
Boa viagem, Teresa, e apoveita bem:))

Unknown disse...

é realmente fascinante o poder de observação, sintese e magia das crianças.
Vais de ferias. K bom. Pena só saber assim, digo eu, amiga.
Mas k sejam uns excelentes 5 dias k bem mereces.
Bj
Luz e paz em teu caminhar

F Nando disse...

Desconhecia por completo e fiquei deslumbrado com estas preciosidades!

vieira calado disse...

Vamos ter poetas por aí.

Bjs

Luis Eme disse...

as crianças são isso...

boa passagem pela Madeira.

abraço Teresa

O Profeta disse...

No sul mora a saudade
No peito de mulher sem nome nem guarida
Que percorre a beira-mar entoando
Um chamamento de nostalgia

Porque o amor não se detém
Às vezes enlouquece a loucura
Tempestade ou bonança
Planta sedenta da ternura


Boa semana



Mágico beijo

ASPÁSIA disse...

OLÁ AMIGA

GRANDE IMAGINAÇÃO E INTELIGÊNCIA A DESTAS CRIANÇAS AINDA NÃO CONTAMINADAS PELAS "VERDADES MENTIROSAS" DOS ADULTOS!
A ÚLTIMA QUE DESTACASTE TAMBÉM FOI A MINHA PREFERIDA.

BEIJINHOS GRANDES

Paula Raposo disse...

As crianças e o seu modo verdadeiro de comunicarem! Simplesmente maravilhoso. Obrigada pela partilha. Que tenhas feito uma óptima viagem e regressado bem. Beijinhos.

jorge vicente disse...

que maravilhosos poemas, minha amiga. maravilhosos, maravilhosos, maravilhosos!!!!

um grande beijinho para ti
jorge

bettips disse...

A frescura sábia das crianças. Tão lindo TD! Um grande abraço e que a viagem com tanto mar te tenha renovado.

mena maya disse...

Como é maravilhoso o sentir das crianças!

E QUANTO PODEMOS APRENDER COM ELAS...

Beijinho Teresa, que tenhas regressado bem e cá fico à espera de mais!

M. disse...

Eu só cheguei aqui depois da tua viagem. Até dá gosto ler estas frases lindíssimas. Porquê que perdemos esta limpidez?

JoAnInHa disse...

mas que amoresss...amei mesmo!
As crianças de facto...sao do melhor do mundo!

Miká disse...

As crianças têm muito para nos ensinar... a facilidade de sonhar, de imaginar e de parar algum tempo a observar de forma simples pequenas coisas da vida... dons que se perdem com a idade...

Um abraço
Miká

Unknown disse...

Lindos!!!