segunda-feira, março 31, 2008


AS LÁGRIMAS DE ÁLÁ
(tapeçaria por mim feita alguns anos atrás)

Ao olhar o quadro aqui exibido alguns pensamentos me afloraram a mente, que aqui partilho convosco:

Seja ÁLÁ um deus ou não, Maomé foi um guerreiro conquistador. Homem bom e pai de muitos filhos. Em nome dele algumas atrocidades têm sido cometidas.
Seja Jesus um deus ou não, foi um homem justo, embora implacável, que não deixou descendência, viveu pouco e de forma humilde, tendo sido a sua morte barbara como se conhece. Em seu nome horríveis atrocidades humanas foram cometidas.
Perante isto, questiono-me o porquê da religião, de sermos seguidores de seres abstractos, quando, quanto a mim, bastar-nos-ia tentarmos ao longo da vida nos aperfeiçoarmos e não prejudicarmos os que nos rodeiam, simpatizemos ou não com eles. Afirmo-o convictamente porque foi, é e será, certamente, até aos meus últimos dias, a forma de estar viva, a menos que a razão me abandone ou os demónios me invadam!

Teresa David

11 comentários:

Luis Eme disse...

Como te percebo, Teresa...

a história da humanidade diz-nos que a religião sempre esteve longe de ser um hino ao amor, à compreensão, à tolerância...

infelizmente esta história mantém-se nos nossos tempos...

abraço

Paula Raposo disse...

Gosto imenso dessa tapeçaria. A reflexão correcta, com a qual concordo. Beijos.

Ana Luar disse...

Não sou uma pessoa religiosa Tereza... e por vezes vejo cair por terra a minha crença de tudo o que os meus olhos alcançam... mas concordo ctg... se qualquer crença faz do ser humano alguém melhorado... então bem hajam Jesus Maomé ou qualquer outro Deus merecedor de respeito.

M. disse...

Pois perguntas bem, mas parece-me a mim que com religião ou sem ela, o fanatismo é que é o responsável por tanta barbaridade e ele tanto aparece nos que têm religião como nos que a não têm. Interpretar as coisas a seu modo e conveniência e não se pôr em causa é mal que corrói o ser humano e, quanto a mim, característica muito espalhada por esse mundo fora.

bettips disse...

Já cá passei ontem mas estava tão escurecida de sono que nem disse nada.
A tapeçaria é lindíssima, as tuas fantasias delicadas.
O pensamento, não poderia concordar mais plenamente: só acredito na religião (dos outros) quando eles são o exemplo do BEM.
Infelizmente, são poucos, fora e dentro.
Bjinhos
(Hoje penso que ainda te escrevo pelo postigo do quintal)

ASPÁSIA disse...

A TAPEÇARIA ESTÁ MUITO ORIGINAL E COLORIDA... JÁ A CONHECIA MAS AGORAD DEU PARA VER MELHOR...

QUANTO À RELIGIÃO... PARA MIM FOI O HOMEM QUE CRIOU DEUS E NÃO O CINTR+ARIO....

CLARO QUE HOUVE HOMENS QUE PREGARAM O AMOR AO PRÓXIMO E O PRATICARAM EM NOME DE UM DEUS...

MAS O VERDDEIRO VALOR DESSA PRÁTICA ESTÁ COMO DIZES EM AGIRMOS SEGUNDO ELA "SEM TER NECESSIDADE A QUE DEUS VEJA PARA DEPOIS NOS RECOMPENSAR"...
A ALEGRIA DO PRÓXIMO OU A MINORAÇÃO DO SEU SOFRIMENTO DEVE SER GRATIFICANTE PARA QQ SER HUMANO QUE SE PREZE!

BEIJO ATEU... À TUA! :)

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

A tapeçaria é um belo trabalho em todos os pormenores. És uma artista!

Concordo plenamente com o teu pensamento sobre a religião.


Beijos

Conceição Paulino disse...

ora sabes como eu penso e aliás está expresso no meu 1ºblog, no Estranhos Dias - considero que não necessitamos religiões organizadas pois ao olhar só vejo o muito mal que têm feito à humanidade e seu desenvolvimento, espiritual incluído.
Bjoca

Rocket disse...

Olá.

Julgo que no nosso íntimo, independentemente do que o mundo nos fez até aqui, todos sabemos reconhecer o que está certo, não o bem e o mal, mas o que está certo. O adequado. E vencer, ainda assim, sem a ajuda de entidades divinas...


bjos. Bom Blog

Bichodeconta disse...

São questões com as quais por vezes me deparo, O mundo segue num caminho de destruição..Tenho pena de que as pessoas não se olhem mais, não se semeiem mais os afectos para que a seara cresça e se fortaleça e um dia pudesse-mos vir a colher a ternura reproduzida.. É tão bom olhar nos olhos das pessoas e sentir confiança, o Deus em que quero continuar a acreditar é certamente de amor, porque então esta agressão em que se está a tornar tudo á nossa volta.. Beijinho, ell

Lusófona disse...

Olá Teresa!!

Penso que isso tudo seja uma grande hipocrisia.

Haverá sempre quem queira tirar vantagens da fé alheia, da bondade dos outros. Haverá sempre quem que em nome de alguém fará prevalescer o seu egoísmo e loucura pelo poder.

Ainda bem que é minoria, senão, já estaríamos todos em guerra há muito tempo.

Eu não sou religiosa, mas sou cristã, gosto dos ensinamentos de Jesus, embora não acredite em tudo o que está escrito na bíblia. Procuro seguir o meu coração, o bom senso, procuro todos os dias ser alguém melhor... Nem sempre consigo, mas tento....

Beijinhos