sábado, setembro 01, 2007



CORRECÇÃO AO POST "LA STRADA"
Isto de escrever de memória tem destas coisas!
Felizmente alguém fez o favor de me corrigir sobre o filme em que aparece o homem na árvore.
Meditei pela razão do meu equívoco, embora á partida, tenha procurado na net encontrar uma imagem da cena que se me colara á memória. Não encontrei.
Agora que voltei a fazer uma busca sobre o Amacord, fez-se-me luz da razão pela qual não ligava a imagem a este filme.
Amacord data de 1974, ano que começou a ser exibido. Portugal tinha tido a revolução há pouco tempo quando o vi. Com a repressão em que tinha vivido de tudo que respeitasse a sexo, logicamente, a cena forte que retive do filme, na altura, foi a da Volpina, personagem ninfómaniaca, onde um garoto, a dado passo, enterra a cabeça, fazendo-a desaparecer, entre as suas voluptuosas mamas.
Só mais tarde, por volta dos anos 80, já na TV, voltei a ver o Amacord. Nessa altura em que já tinha havido overdose de filmes com cenas escaldantes de corpo, foi quando dei muito mais atenção e me sensibilizou, a tal imagem que refiro no post anterior.
Aliás, no cartaz do filme, um deles, que teve mais do que um, vê-se a árvore onde o actor Ciccio Ingrassia que fazia de louco, se empoleirava.
No youtube existem alguns videos do filme, busquei-os por Amacord Fellini, onde um se destaca pela beleza do tema musical, em que se vêem os músicos a tocá-lo, tendo como pano de fundo, uma cena do filme passada exactamente no sítio e com a árvore que fixei.
A BEM DO RIGOR!!!
Teresa David-fotos recolhidas na net

5 comentários:

Conceição Paulino disse...

ainda bem k há quem tenha excelente memória. Disse-te k me lembrava da cena mas vis smp a G. M. na estrada. Prtt tmb não sabia identificar o filme.
BJ

bettips disse...

Há muletas, há muletas da memória... e há amigos versus amigos, por aqui. Assim nos entendemos em "Fantasias", "Fragmentos",
"Palavras"...E por tantos assim é que nos vale a pena! Bjinhos mininas.

Jorge P. Guedes disse...

Não tendo comentário a fazer, também não me vou pôr a inventar.

Assim sendo, um abraço.

M. disse...

Impressionante, esta cena da árvore.

Bichodeconta disse...

Não conhecia, confesso a minha ignorancia , mas está de facto muito interessante. É sempre bom saber que podemos contar com amigos assim.Um beijinho Ell