segunda-feira, agosto 13, 2007



SARAMAGO

Os anos 80 estavam mesmo no seu início, quando mudei de Lisboa para a Margem Sul. Deveu-se esta movimentação geográfica, essencialmente, ao facto de ter começado uma vida em comum, com o Virgílio Martinho, que além de escritor, colaborava com a Companhia de Teatro de Almada, logo, estar dessa banda facilitar-lhe-ia imenso a vida.

Por essa altura, a Companhia levou á cena uma peça do José Saramago de nome "O que farei com este livro".

Os ensais começaram e o autor e sua mulher, na altura, Isabel da Nóbrega, também escritora, senhora de fino trato, que tinha feito na RTP uns programas literários, pouco criativos, pois limitava-se a sentar-se numa cadeira, ler em voz alto para os espectadores, um dos seus livros, capítulo a capítulo, acompanhava-o sempre.

A escolha do actor que iria encarnar a personagem do Camões, recaiu no saudoso Canto e Castro, com quem passei muitos momentos de conversa e, visitei, amiúde, na sua casa de Almada, onde residia com a mulher, também actriz, que desapareceu completamente, embora me conste que ainda está viva, Ema Paul. Ela consumia comprimidos para dormir e outros para acordar, pelo que sempre a vi em estado de nuvem que paira sobre a vida.

O encenador decidiu que a personagem vestiria fato e gravata, isto é, seria actualizada aos nossos dias, ideia que provocou um arrepio histórico na Isabel da Nóbrega, purista absoluta, o que a levou a timidamente, num dos dias de ensaios, a dizer: Não se poderia ao menos pôr uns punhos de renda a sair das mangas do casaco?

Saramago aceitou a escolha teatral sem nada colocar de entraves.

Foi um espectáculo que recordo como belo e eficaz.

Como o Saramago era amigo e camarada do meu companheiro, começámos á 4ª f a jantar os quatro em Lisboa.

O homem conhecido por arrogante e distante, sempre me tratou com delicadeza e um brilho nos olhos de quem está vivo e criativo.

Depois do Memorial do Convento a sua vida alterou-se , os jantares começaram por se tornar espaçados e, a seguir, acabaram.

No entanto, a última memória que dele tenho é muito curiosa.

Quando nos convidou a irmos ao lançamento do seu livro "História do Cerco de Lisboa, no Castelo de S, Jorge, acedemos de bom grado.

Assim que ultrapassámos as amuradas, cruzámo-nos com o Mário Soares, que quando fora Presidente da República, enviava sempre as Boas Festas para minha casa, dado que vira a peça "Filopopolus" nos idos anos 70, ainda no Teatro de Campolide e, ficara com admiração pelo Virgilio como autor teatral e escritor. Ouvi da sua boca rasgados elogios ao que dele lera.

Logo a seguir vi o Saramago, junto ás muralhas, olhando Lisboa a deslizar por ali abaixo até se afogar no Tejo, enlaçando uma rapariga.

Momentos depois já na sala de recepções, acercou-se de nós com um olhar de menino apaixonado, pousou um braço no ombro do Vírgilio e disse:

Apresento-vos a Pilar. - e á boca pequena acrescentou: Também já tenho uma mulher nova como tu!

Este ano revi a Isabel da Nóbrega, que me olhou com aquela expressão de quem conhece a outra pessoa de algum lado. Senti-me constrangida em abordá-la. Resta-me a dúvida se realmente me reconheceu ou não.

Teresa David-foto recolhida da Net

27 comentários:

bettips disse...

Ficam deliciosas, as tuas recordações e histórias aqui!!! Vou pela porta do quintal...Bjinho

C Valente disse...

retrato, ou traços da vida,
aqui denota-se que por vezes a memoria de muitoas é curta
saudações amigas

C Valente disse...

Amiga, "outros talentos" fechou?
Saudações

Conceição Paulino disse...

lembranças. memórias,Vidas já no passado. Tal água corrente. Pelos vistos foi um sonho k concretizou.
Bjcas

Luis Eme disse...

Mas uma excelente história de vida...

Podias acrescentar que Isabel da Nóbrega era uma senhora bonita... embora não fosse "nova" nem falasse castelhano...

Ao que sei o Saramago mudou muito nos últimos anos... mas é sempre assim, as mulheres têm o condão de nos mudarem a vida, quando querem e nem sempre nos pedem opinião...

Bichodeconta disse...

Deixe-me começar pelo fim!!Felizmente a Pilar para alem de nova, bonita e culta, é inteligente!!"Mudou o Zé" comenta alguém..Felizmente se mudou ? fe-lo para melhor, se melhor é possível ser...Agora não restam dúvidas,Já nos ctuzamos muitas vezes!!! Conheci e privei com a Isabel a quem todos os adjectivos atribuidos a Pilar assentam na perfeição.. Mas entãp faltava o amor, e sem amor não há relação que prosiga... Tenho saudades da Isabel da Nóbrega, e tenho muuuuuuuuuuuitas saudades do José e da Pilar... Ema Paul.. Mulher linda , (Não sei se a conheceram em nova)Está na casa do artista, é visitada por um filho, e olhar para as fotos da jovem que foi, e olhar para a pessoa em que se transformou, dá-nos a dimensão do que a degradação e o "desamor" podem fazer por nós... É bom saber que privou de perto com o Zé, ele é um homem extraordinário, que esconde naquela carapaça uma ternura que muitos desconhecem...Um abraço, Ell

MJ disse...

As tuas "histórias" continuam fantásticas! E eu continuo a roer-me de inveja :-))) por não ter conhecido todos estes ídolos! :-)))

Um beijo grande*

Alexandre disse...

Conheci a Pilar Del Rio quando trabalhava na cultura do Expresso no princípio dos anos 90. Ela era colaboradora e como ainda não havia e-mails ela ia entregar os seus trabalhos em mão e muitas vezes os deixou comigo! Eu achava-a encantadora, de uma simpatia e um charme inigualável! Tinha sempre uns minutos para falar comigo - eu, um desconhecido no mundo da cultura - e embora eu não percebesse muito do que ela dizia pois falava muito depressa e em castelhano, recordo esses momentos com muita saudade! Será ela a grande mulher por detrás de um grande homem? Da Isabel da Nóbrega lembro-me dela dos seus tempos da TV.

Muitos beijinhos!!!

Luis Eme disse...

Também te enviei um e-mail, que deve ter tido a mesma sorte que o me enviaste...

Acrescentei ao teu nome o gmail.

Escreve-me para: luismilhas@gmail.com

rui disse...

Olá Teresa David

Lindo desvelo de belas e bem vivas recordações.

Beijnho

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Já voltei. Agradeço os comentários. Vamos continuar a postar palavras de outros que desejávamos serem nossas...

Recordações sempre de muito interesse.

Bjs

ASPÁSIA disse...

BEM TERESA...

COMEÇO A PERGUNTAR-ME QUEM TU NÃO CONHECESTE DE MAIS OU MENOS PERTO, DA LITERATURA PORTUGUESA...AINDA BEM Q ASSIM ACONTECEU E ATE O NOSSO "DIGAN LO QUE DIGAN" NOBEL, NAO TE "ESCAPOU"..
TEM PIADA QUANTO A ISABEL DA NOBREGA FALEI DELA HOJE AQUI AO JANTAR MAS POR CAUSA DE UMAS LEITURAS DE 5m Q ELA FAZIA NA RADIO, ATE HA UNS 2 ANOS- EXCERTOS DE LIVROS. QTO A TV, NAO VI.
QTO A RECORDAR EXCERTOS DE BONS LVROS QUER NA RADIO OU TV, ACHO OPTIMO.TB SEI QUE ELA IA MUIOT A BN GRAVAR LIVROS EM CASSETTE NA AREA DE INVISUAIS,POIS QDO ME SURGIU O PROBÇEMA DOS OLHOS AINDA LA FUI 1 IU 2 VEXES BUSCAR CASSETES COM LVROS GRAVADOS PARA OUVIR.

QTO A PILAR DO POUCO QUE A TENHO VISTO E OUVIDO SEMPRE ME PARECEU EMA SIMPATIA E ACHO QUE FORMOU OPTIMO CASAL COM O SARAMAGO.

BEIJOCAS ATAREFADAS...

Lusófona disse...

Olá Teresa!! Também gosto de visitá-la. O Fantasias tem muita cultura.

Boas recordações! Você deve ter uma vida social muito literária e artística.

Beijos e fica bem

M. disse...

As coisas que te passaram por perto!

C Valente disse...

Drogas vicios e outras podridões sempre existiu, é verdade. Mas como agora em que, e principalmente a juventude , e não só, se enterra é triste
saudações amigas

Paúl dos Patudos disse...

TU e as tuas fantásticas vivências.
Beijinho
Ana Paula

José Corvo disse...

Fiquei maravilhado por encontrar este Blog que já adicionei aos meus favoritos com o nome de "Virgilio Martinho" pessoa grande que não cabe neste miserável país. Soube acidentalmente da sua morte ao desfolhar uma qualquer revista. Mas como é possível esquecerem um Homem desta dimensão?
Gosto do Saramago e muito mas o Virgilio Martinho era um grande homem de uma sólida estrutura intelectual.
Monteiro

Conceição Paulino disse...

Bjoca, Teresa

Cusco disse...

Olá!
Saio daqui embasbacado pela vida que encontro neste blog!! Ele fervilha de emoções e de personagens fascinantes!
Deixo um grande abraço para todos!
Até breve
SE DEUS QUISER

Tozé Franco disse...

Gosto de ler estas recordações...
Também eu começo a estar de regresso depois de uma ausência.
Um abraço.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Gostei muito da peça "Que farei com este livro" como gostei do Memorial do Convento e do Evangelho Segundo Jesus Cristo. Presentemente não gosto de Saramago. Acho que é um escritor em declínio que aposta na vaidade e no mediatismo para atirar umas "saídas" controversas. É pena que assim seja.
É a primeira vez que visito este blogue e estou a gostar bastante. Voltarei muito mais vezes para abrir a minha janela de comunicação com uma mulher culta, sensível e determinada!

O Profeta disse...

Sem asas o pássaro fica preso
À terra prenhe e fria, a nostalgia
Sonhas com anjos negros no azul
Voando ao fim do dia


Profético beijo

A. João Soares disse...

E assim se faz a história, revivendo momentos que marcaram a vida e trouxeram ensinamentos, experiências.
Abraço
Do Miradouro

Jorge P. Guedes disse...

Agradeço-lhe a visita efectuada este Domingo ao meu blogue " Os Bigodes do Gato".

Parece que partilhamos, ppelo menos, desse gosto. Os gatos ~soa para mim um mundo fascinante que descobrimos dia-a-dia, se tivermos o carinho e o tempo para os compreendermos e estimarmos.

Quanto a este post, sugere-me dizer que, de facto, as pessoas são o que são e não o que muitas vezes parecem.

Os meus cumprimentos e um abraço.

GS disse...

Histórias de vida, efabulação humana que assenta na nossa memória enquanto 'presente'!

Interessante este episódio sobre Saramago!

Talvez tenha mudado um pouco nos últimos tempos, dizem que sim!

Mas era um autor de difícil convivência! Fazia-me lembrar Eugénio de Andrade, circunspecto e pouco dado aos seres que o abordavam delicadamente em seu espaço, mesmo as crianças!

Quanto aos seus livros, confesso que estes úlimos me têm um pouco decepcionado.
A riqueza de obras como 'O Ano da Morte de Ricardo Reis'; 'O Evangelho segundo Jesus Cristo; 'Memorial do Convento' está a afastar-se...

São sentires de uma leitora, sempre subjectivos, claro!

abraço e parabéns pelo espaço!

Menina Marota disse...

Rasgos de uma memória rica de acontecimentos.
As recordaçõessão a beleza do nosso espírito. Gostei de te ler.
Bj e boa semana ;)

APC disse...

Gostei de te ler por vários motivos, mas um deles foi suave ao coração. É que, quando não conhecemos as pessoas, apenas podemos fazer fé nelas, nada mais.
E a minha, em relação à pessoa de Saramago, sempre foi a de que ele fosse "assim", como aqui revelas. Assim o "leio", apesar de tudo e por detrás do que é facial.
Por isso gostei. Por isso, e porque o teu recordar é mesmo viver, e porque sabes dar tom ao conteúdo, fazendo sentir e sorrir.
Deixo um abraço.