terça-feira, dezembro 05, 2006



MATRIARCADO

Enorme, maior que os machos, deixa-se fecundar para construír o seu exército de obreiras.
E milhões se irão unir para trabalhar com afã no laboratório do mel.
Os zangaões, seres inferiores, proíbida a entrada na fábrica, esvoaçam á sua porta, na longa espera de serem convocados pela Rainha. É indiferente que morram depois da cópula. Já não servirão para mais nada!
A Rainha, na sua Majestade, sobreviver-lhes-á mais vinte e cinco anos, nos quais irá procriar, incessantemente, as fêmeas laboriosas, resistentes, que dedicarão o seu mês e meio de vida, na faina constante e rotineira, entre a recolha da matéria prima, de flor em flor, e as tarefas na colmeia, pois a produção nunca pode parar.
Teresa David-Aguarela da árvore pintada por mim e foto retirada da Net

20 comentários:

bettips disse...

Tens uma flor vermelha no teu nome e uma coroa de "raínha" na tua cabeça! Uma imagem feliz, as laboriosas abelhas, nós. Bjinho

AnaGarrett disse...

Belas aguarelas.
Beijinhos

Era uma vez um Girassol disse...

Gostei!
Bjs

Maresi@ disse...

Adorei esse post... "os zangões " e sua história... Grata pela visita, voltarei sempre

Beijo suave___maresi@

Teresa Durães disse...

gostei da aguarela.

tenho um livro que se chama a História de Deus (explicação das diversas religiões do mundo) e começa com qq coisa como

No início Deus era a Deusa.

(a propósito das abelhas)

pq para o Homem politeísta a concepção divina máxima só poderia ser feminina.

depois quando a religião tornou-se monoteísta Deus foi masculinizado.

No entanto a natureza segue as mesmas regras

bom dia

Maria Carvalho disse...

Gostei da aguarela! Interessante este teu post. Eu adoro mel!! Beijinhos.

Marta Vinhais disse...

Interessante como sempre o tema e a escolha da aguarela perfeita.
Gostei muito.
Obrigada pela partilha.
Beijos e abraços
Marta

Sonhos e Devaneios disse...

Teresa, eu encontrei voce atraves do blog de uma amiga vi um comentario seu e gostei dele pois expressava um sentimento gostoso. Beijos joao

Escuta o teu mundo... disse...

Tb gostei. ;)
Bj

Licínia Quitério disse...

A organização do mundo das abelhas é fascinante.
Fizeste um bonito post. Parabéns, aguarelista, também.

Beijos.

Paúl dos Patudos disse...

Bonita aguarela de vespas.
Obrigada pela mensagem que deixaste em minha "casa"
A vida põe-nos à prova sempre que pode, essa é a verdade´, e nós estamos cá para a conduzir.
bejo
Ana Paula

Titas disse...

Obrigada por me teres convidado para a tua casa. Senti-me bem. Gostei das tuas obras de arte. Apreciei o que li.

Detive-me no "Será uma solução para não ter de enfrentar o vazio de uma mesa repleta de espaço deixado pelos ausentes".

É Natal...as ausências doem mais.

Um beijo para ti.

Afrodite disse...

"fiquei de olho" nas tuas aguarelas...

Tozé Franco disse...

Gosto das aguarelas. Quanto Às abelha só posso dizer que tenho um profundo respeito pela NAtureza, pois acho-a perfeita.
Um abraço e bfs (xxl)

Paúl dos Patudos disse...

Agradeço a tua solidariedade e a tua amizade.Para mim é muito importante ter os amigos de longe, á mão com um clik no teclado.Obrigado
Bom feriado
bjo
Ana PAula

Titá disse...

Teresa,adoro visitar-te. Sinto elegÂncia em ti.PAz e tranquilidade neste espaço. Obrigada

Beijinhos e bom fim de semana

Chellot disse...

Imagens que transmitem harmonia.
De flor em flor, nesse caminho florido encontrei seu lugar.

Beijos floridos.

carlos ponte disse...

Abelhas são abelhas! Imagine-se a viver 200 vezes mais anos que os seus subordinados - se um trabalhador vivesse, por exemplo 60 anos, a "chefa" viveria 20 000, uf, que seca! - e a ir para a praça, qual ganhão, escolher entre os mancebos que lá se encontram. Digamos que, pelo menos, seria pouco romantico.
Bom deixemos as abelhinhas descansadas. Vamos mas é tentar aperfeiçoar o "nosso mundo".
Teresa, um abraço para si,
Carlos Ponte

M. disse...

Gostei imenso da tua árvore, Teresa. Lembra-me a pintura naif que adoro.

Menina Marota disse...

Abelhas... tenho uma certa aversão a elas, desde que fui picada por uma, quando era pequena.
A aguarela está linda!!

Beijinhos ;)